20 de novembro de 2013

Refúgio - Harlan Coben




Título nacional: Refúgio
Título original: Shelter
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-072-3
Ano de lançamento: 2011
Lançamento no Brasil: 2012
Páginas: 222
Classificação: ♥♥♥♥♥


Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação.

Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.

Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.

Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.

Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.

Tenho um sério "problema" com Myron Bolitar:  Eu adoro esse personagem!

Portanto, quando Mickey apareceu em Alta Tensão, todo cheio de marra, mau criado, chato e todos esses adjetivos eu pensei que jamais iria gostar dele, e pasmem, rezei pra que ele não aparecesse em mais nenhum livro, afinal, como não gostar do Myron? Eu queria ter um tio como Myron Bolitar ...

Porém, como o mundo é redondo e dá voltas, me interessei em ler o livro onde o protagonista era o Mickey, afinal, tenho que dar uma chance ao garoto.

Me lembro que quando era adolescente lia os livros do Pedro Bandeira, que era bem juvenis e que me prendiam a tarde toda, e ao ler Refúgio, a sensação foi a mesma, um livro leve, gostoso, que prendia, porém, mais voltado ao público jovem.

Harlan Coben é um autor que não deixa barato, desgraça pouca é bobagem mesmo, afinal, perder o pai em um acidente de carro, presenciar a mãe se tornar uma viciada em heroína, ter que ir morar com o tio contra a vontade ... nada disso basta, a namorada do rapaz tinha que sumir!

E é analisando todo esse monte de desgraças juntas que eu passei a entender o comportamento rebelde do Mickey, afinal, com 15 anos ele teve que crescer rápido, tomar para si responsabilidades que não são de um menino de 15 anos. Ponto pro Mickey!

Mas voltando ... a namoradinha de escola do Mickey some, sem deixar vestígios, do nada, sem dizer tchau, sem dizer pra onde foi, quando volta ... e pra piorar, o menino que está psicologicamente abalado com tudo isso, encontra uma senhora que mora em um casarão abandonado que diz pra ele que o pai está vivo.

Mickey presenciou a morte do pai, ele estava lá, e a senhora diz que o pai dele está vivo, é pra deixar qualquer um com os parafusos frouxos, e lógico que ele sendo um Bolitar, tendo sangue Bolitar nas veias, ele não deixaria isso quieto.

Em um colégio novo, onde tudo é novidade, e a namoradinha escafedeu-se, ele faz dois amigos que são amigos pra vida toda, Ema e Colherada, personagens muito simpáticos, cada um com seus problemas (que remetem a problemas de adolescentes atuais) mas daquele tipo de amigo que a gente quer por perto sempre!

Mas como nos livros de Harlan Coben nada é por acaso, o desaparecimento da Ashley e Dona Morcega dizer que seu pai está vivo, são coisas totalmente ligadas que vão se desenrolando aos poucos no livro, mas de um modo que prende e faz o leitor devorar as páginas com muita vontade de ler mais e mais e mais.

Confesso que em algumas partes do livro eu pensava "tá, mas o que isso tem a ver com a história?" e as coisas e encaixam de uma forma surpreendente.

Não posso dizer qual o "X" da questão, o ponto máximo do livro, senão estrago a surpresa, mas fiquei consternada com a temática, tudo girando em torno daquilo, uma coisa que marca até hoje nosso dia dia, um acontecimento passado que é tão presente!

Não vou me alongar muito sobre o livro, afinal, é um livro policial, e o gostoso de livros assim é desvendar cada mistério que surge.

Mas se posso dar um conselho é pra que leia o livro desarmado, o Mickey é tão cativante quanto Myron, digamos que é a versão jovem e mau humorada do Myron, mas é um jovem com seus encantos e com um coração tão bom quanto o do tio!

Ao contrário do que li em algumas resenhas, a narrativa não é enfadonha, me senti como num filme de ação do Jason Stathan, tanto é que estou ansiosa pra ler a continuação!

Enfim pra quem é fã do Harlan Coben, gosta de algo mais suave e juvenil, esse livro é uma excelente pedida, pq em matéria de ação, mistério e suspense, não deixa a desejar!


Um comentário:

  1. Oi Ju linda!
    Eu ainda não tinha visto que seu cantinho estava repaginado! AMEI o nome <3

    Você sabe que sou loucamente apaixonada pelo Coben né? Todos os livros dele (laçados pela Arqueiro, os outros eu não li #chora) são incríveis! O Mickey é um protagonista ótimo, e mesmo sendo adolescente ele se mostra tão esperto quanto o tio <3

    Amei a resenha!
    Beijocas

    Ps: Ju, se puder, tira a confirmação com letras, isso atrapalha demais na hora de comentar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼