17 de março de 2013

O drama das refeições

Tem gente a torto e a direito dizendo que ser mãe é fácil, afinal, vai dizer que nunca encontrou um ser desses que diz "ahhh, mas cuidar de criança não é tão complicado assim!". 

Juro que quero apertar o pescocinho de quem diz uma barbaridade dessas, as dificuldades podem se alterar, mas todo mundo tem um drama com o filho, e o drama da vez aqui em casa é alimentação.

Eu, Julia, que sempre me orgulhei de dizer que minha filha sempre comeu super bem tô passando um dobrado com ela na hora das refeições.

Há muito tempo que ela come a mesma comida que nós, tanto no almoço quanto no jantar, geralmente as refeições são equilibradas, mas tem dia que sim, nós comemos bobagem, sabe aquele dia que vc não quer nem ir buscar água na cozinha de tanta preguiça? Então, nesses dias nós ligamos pro delivery de qualquer coisa que traga a comida pronta/picada/que não faça sujeira, e comemos, pode ser pizza, yakissoba, lanche ... não é recorrente, mas acontece, e como a Yasmin reage? Ela adora, fica tão empolgada que até conversa com o entregador!

Pra esse tipo de comida, não tem drama nenhum, ela come super bem, o problema está com refeições de verdade.

Todo santo dia eu faço comida fresca, e isso inclui arroz, feijão, algum tipo de carne (pode ser carne vermelha, frango ou peize), um legume cozido e uma salada. Todo dia, de segunda a segunda, salvo os dias da preguiça (coisa de umas duas vezes no mês, até pq eu mereço uma folguinha, nénão?)

Antes ela comia super bem, tudo que eu colocava no pratinho ela mandava pra dentro, mas agora começamos com esse drama, e ela só quer comer arroz!

Arroz, branco, puro, sem nada, nem mistura, nem feijão, simples assim, quer comer um prato cheio de arroz nas refeições, a propósito, a única coisa que ela quer comer que não é arroz, é tomate, carinhosamente chamado de máti por ela.

Se eu quero que ela coma carne, tenho que colocar carne no prato, esconder o arroz a sete chaves longe do campo de visão dela, e implorar pra que ela coma, falo que é o que tem e que se ela não quiser vou dar toda a comida pra Marie e ela vai ficar sem, nisso ela come cerca de metade do que eu coloquei e não quer saber de mais nada, aí sim eu dou o arroz, haha.

De umas duas semanas pra cá tem sido isso, tanto pro almoço quanto pra janta.

Frutas ela come sem problemas, desde que não estejam geladas, adora manga, morango, kiwi, laranja, banana, melancia, mamão, abacate ... come super bem, sempre pico fruta pra nós duas, e ela come a minha parte e a dela, fico feliz, pq frutas fazem bem.

Porcarias, porcarias ela come melhor ainda.

Não sou hipócrita, de vez em quando rola um salgadinho sim, um chocolate, um sorvete, um biscoito recheado ... aliás, biscoito recheado ela come só o recheio e me dá as casquinhas, assim, na cara dura.

Sucos ela toma sem pestanejar, nunca vi gostar de suco como ela gosta, laranja, maracuja, jaboticaba, maçã, limão, uva, noto que ela é como eu, tem preferência pelos sucos mais ácidos, azedinhos, e justamente esses acentuam as assaduras nela, é dar um bom suco de maracujá e ela fica vermelhinha, por isso evito, a propósito, não costumo dar suco de caixinha pra ela, toda vez que dou procuro dar natural.

E o leite? Leite é a paixão dela, ama tomar leite, puro, sem mucilon nem nada que altere  sabor, e isso vale pra Nescau, Tody, Nesquick, açúcar, ela gosta de leite puro. Dou leite Ninho, não o fases, aquele fortificado, sabe? Até pq Ninho fases não é leite, é composto lácteo.

Em um dia normal ela toma cerca de 3 a 4 mamadeiras, maiiiiis as coisas que vou oferecendo no decorrer do dia, almoço, jantar, queijo, pão, frutas... ou seja, ela se alimenta bem, mas na hora das principais refeições, sofro!

Ela está saudável, na curva de peso e de altura certinha, é uma criança dentro dos parâmetros, mas a gente se preocupa né, quero que ela coma bem, não sei ainda se isso é fase, se vai passar, espero que seja fase, não quero dar nenhum tipo de suplemento alimentar pra ela, não que eu seja contra os Nutrens e Sustagens da vida, nada disso, mas é algo que eu não gostaria de incluir na alimentação dela pq não acho necessário aos meus olhos, mas se a pediatra recomendar caso o problema pra ela comer persista, darei, mas darei com cara de "tô dando, fazer o que, né?"

Então é isso, desabafei, me sinto até mais leve depois de escrever tudo isso, e fica a perguntinha pra quem tem filho nessa idade:

É isso mesmo produção? Eles ficam chatEeeeenhos assim pra comer, fazendo drama e se distraindo até com a mosca do outro lado da rua?

#socorro

Beijos e boa semana




4 comentários:

  1. Amiga, isso acontece...acho que é só uma fase...meus filhos são muito chatos pra comer e eu sofro com isso...
    Querida, tenha uma excelente semana!
    Essa semana será super corrida pois estou preparando a festinha de 4 anos do meu filhote, então não sei se vou conseguir visitar os blogs das amigas...mas assim que puder eu venho aqui ver as novidades!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Ai Caio... Tem 16 meses e estamos na mesma ele não quer comer NADA!
    Ele está praticando a dieta liquida! Só toma suco e não importa de qual sabor, come biscoitos, mas comida de verdade.... As vezes come duas três colheradas e só!
    Semana passada foi dia de pedi e ela disse que ele está ótimo!
    Vou falar que honestamente tem dia que gostaria de dar uns tabefes para ver se ele come, mas aí penso que ele está super forte então desisto rsrsrsrs!
    Várias vezes chego cansada, mas mesmo assim faço a janta e nada o menino não come.... Fico olhando com aquela cara de eu poderia ter comido um lanche, mas não insisti e o menino não comeu nadica! é de lascar...
    Desejo uma ótima semana!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Vou palpitar, ta?

    Li por ai q aos 2 anos eles começam a comer menos, porque passam a crescer em velocidade mais lenta e gastam menos energia. Então isso pode ser um motivo pra ela comer menos do q comia.

    Sendo assim, EU não daria muitas coisas entre as refeições. Porque veja bem, ela come bem, come frutas, toma leite e etc, mas acho q isso td tá tirando a fome na hora das refeições, o q não é de todo mal, já q ela está alimentada. Por outro lado, é importante eles terem o hábito de comer na hora certa (eu acho), então eu experimentaria dar menos mamadeira e menos coisas entre as refeições, tipo 2 horas antes do almoço não daria NADA. Com ctza ela vai ser menos seletiva do q agora, pq, né, a fome é o melhor tempero...

    O Uri tbém come bem, come de tudo e bastante, sem stress. Quando começa a fazer drama eu não ligo, tiro da cadeira e pode sair da mesa... mas não dou mais nada até a proxima refeição. Ele tem q entender q comida tem, mas tbém tem hora pra comer. E se um dia comer só arroz, não ligo, na outra refeição ele come melhor..

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ju, sabe o q eu li uma vez? Criancas a partir de 1 ano e meio sao programadas a comer 1. coisas que eles ja conhecem 2. coisas altamente caloricas. Parece q o motivo eh pq na epoca das cavernas, se uma crianca saisse comendo coisas novas, a chance de se envenenar era grande e, como eles tem estomago pequeno e nao param 1 segundo sequer, a natureza decidiu que era melhor comer pouco e que seja algo com MUITAS calorias! Se ela ta comendo arroz, tenta fazer o arroz com o caldo da carne.... coisa assim.... vai comendo pelas beiradas.... E como tudo nessa vida, eh fase ne... :)

    Beijos em vcs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼