5 de fevereiro de 2013

É isso mesmo produção?

Eu não sou de assistir TV, quando ligada o que assisto são os desenhos da Disney e do Discovery Kids, malemá vejo o jornal na hora do almoço pq a única TV que a Mimi não monopoliza é a velhinha da cozinha... enfim, vi essa semana dois comerciais que me deixaram de boca aberta, e que na minha opinião o Ministério Público deveria intervir pq induz o consumidor ao erro. 

O primeiro é o da Coca Cola, umas tais energias positivas. 


Pêra ae, uma latinha de Coca tem 123 calorias, e eles te ensinam como "queimar" essas 123 calorias, tudo de forma bem bonitinha, dando risada com os amigos, levando o cachorro pra passear e blablabla wiskhas sachê, então o problema engordar com essas 123 calorias nada saudáveis, o único problema exposto é ficar gordo? Não é ingerir um monte de coisa que não presta?
E eles que não me venham com essa de balanço energético entre calorias ingeridas e calorias usadas, gasto energético que isso não cola. 

Lógico que eles tem que vender o peixe deles, mas essas 123 calorias não são nada saudáveis, o modo como vc as perde pode até ser, mas elas não são e pronto. 

Indignada com o comercial que se apresenta tão fofinho, tão cheio de boa vontade, pq né, levar o cachorrinho pra passear é tão saudável, eu fui pesquisar rapidamente sobre a Coca Cola, e vamos aos dados retirados daqui:


  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Aí você diz "Nossa Julia, como você é chatinha e radical! Você nunca tomou Coca na vida?". 

E eu respondo "Oi gente, meu nome é Julia, tenho 25 anos, e tô no rehab da Coca Cola há 6 meses,  12 dias, e 5 horas! Eu costumava tomar diariamente 2 litros sozinha, mas consegui me libertar...".

Eu sei como é dificil ficar sem tomar Coca ou qualquer outro refrigerante, pq só quem é viciado em Coca Cola sabe distinguir o sabor, o cheiro, e quase tem um orgasmo quando ouve o barulhinho da pressão saindo de dentro da garrafa e aquelas bolinhas de gás que saltam perto da sua boca quando ela está bem geladinha. 
Coca é uma delícia, mas é prejudicial, parar de tomar Coca (pq o meu mini depoimento de viciada ali em cima é real mesmo) foi uma decisão particular minha de uma série de mudanças que eu fiz na minha alimentação e nas minhas escolhas, escolhas que só eu poderia ter feito por mim.

Na minha geladeira tem Coca? Tem sim senhora, meu marido bebe Coca a rodo, e isso é uma escolha dele.

Minha filha de nem 2 anos bebe ou já bebeu Coca Cola?

Já sim, ela vê todo mundo tomando Coca e quer, ela é criança e criança não entende que a Coca vai roubar o cálcio do corpo dela e que ela pode futuramente desenvolver problemas ósseos por conta disso, e outra, já ouvi casos de que a criança ficou doente por vontade de determinada coisa ou alimento, se é verdade ou não eu não sei, mas prefiro ludibriar minha pequena, olha só a genialidade da mãe que vos escreve essas linhas, eu coloco um pouquinho de Coca no copinho dela (cerca de 10ml) e completo o restante com água. 
Sim, eu passo minha filha pra trás e não tenho vergonha de dizer, da mesma forma que não tenho vergonha em assumir que ela já tomou Coca batizada sim, a diferença é que isso não é uma coisa recorrente no nosso dia dia, é vez ou outra mesmo, uma vez a cada dois meses, pq de resto eu encho o copo de suco de uva, e como é escuro ela acha que tá tudo certo!

Eu sei que isso é falho de várias maneiras, mas é o meu jeito de lidar com essa situação. Eu sei que Coca faz mau a saúde, que exemplo vem de cima, exemplo vem de cima, e eu não tomo por decisão minha, mas quem sou eu pra obrigar meu marido a não tomar? 

Enfim, o buraco é mais embaixo nessa questão, e eu não sou hipócrita, muito menos burra, sei muito bem raciocinar que uma latinha de Coca não tem apenas 123 energias positivas (aliás, energia positiva é o escambau), ela tem açúcar, tem diversas coisas que não fazem bem pra saúde, e a senhora Coca Cola quer me vender Coca como se fosse suco de laranja feito na hora? 

Tá certo que bebe quem quer, compra quem quer, mas êpa, dizer que são 123 calorias de energia positiva é a mesma coisa que entrar na minha casa, me dar um tapa na orelha, me chamar de otária e me deixar sem direito a resposta!

Eles não precisam falar que o produto deles é nocivo, mas não podem vendê-lo como se fosse uma coisa natural, uma coisa que só fornece nutrientes bons pro seu organismo. 

Tô passada, tô indignada mesmo, onde já se viu?

E outra, eu me sinto lesada não apenas como consumidora que é feita de idiota com uma campanha dessas, mas me sinto lesada como mãe, minha filha tem 2 anos e não entende, mas e as crianças maiores que assistem essa propaganda e passam a assimilar que a Coca não é ruim, já que pra queimar as calorias dela eu tenho que fazer coisas boas como dar risadas, levar o cachorro pra passear, pular corda ... 

Eu vou parar por aqui pq já estou me sentindo chata, nã sou militante em prol de nada, só não gosto de ter minha inteligência subestimada, mas fica reflexão né ... 

Beijos 













2 comentários:

  1. Adorei ler o seu texto, principalmente agora que estou tomando a decisão de nunca mais tomar refri!
    Não esquece que nesse domingo, dia 10/02 é o dia da nossa super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância! Dê a sua colaboração! Participe!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Parei de tomar coca depois da gravidez,estou na luta pra eliminar os refrigerantes de vez!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼