30 de janeiro de 2013

O tal terrible two


Daí que em toda história da maternidade eu devo ser a mãe que mais paga língua no planeta, sério, nunca cuspi tanto pra cima e caiu na minha cara como na maternidade, haha.

Uma das coisas que eu achava que era desculpa de mãe cansada era o terrible two, pq né, dois anos, cuidar exclusivamente do filho, da casa, do marido, do cachorro, do papagaio e tudo mais que acompanha a loucura de uma casa, cansa, cansa mesmo, então, pra mim o terrible two era acúmulo de funções, a pobre da mulher se sobrecarregava tanto que uma hora pifava e colocava a culpa no filho. Mordi minha língua.

Confesso que a Yasmin nunca foi das crianças mais fáceis, e olha que eu tenho paciência de Jó com a menina, desde recém nascida não era aquela menininha dócil, uma florzinha sensível que poderia se desmanchar ao toque, nada disso, sempre foi imediatista, braba, as coisas sempre tiveram que ser no tempo dela e quando ela queria, se não gosta daquilo ela reclama, enfim ... nunca foi e nunca será o anjo de candura que muita mãe tem em casa (ou diz que tem, né?), mas da criança que ela era pra criança que está se tornando deu um pulo sem tamanho.

Ela continua a mesma garotinha amável que sempre foi, isso não muda (uuuufa, pelo menos isso), nos dá beijinhos inesperados durante o dia, faz carinhos na gente, fica ao lado, dá tchauzinho, faz carinho da Marie, continua vaidosinha ... mas em algum momento do dia, um diabinho vermelhinho com o rabinho bem comprido e pontudinho, de tridente na mão pula no ombro dela e transforma minha pequena em uma tirana, e olha, coitado do anjinho que fica no ombro oposto, pq esse diabinho ...

Ela vai a extremos em segundos, fica desafiadora, não pode ouvir a palavra não que arma um berreiro que é como se estivessem arrancando uma perna dela, finge que não nos ouve, tenta pular do berço (e já conseguiu duas vezes, dando de cocuruto no chão) tira tu-do do lugar ao mesmo tempo, quer fazer tudo junto, não posso tirar nada das mãos dela que corro o sério risco de ficar surda...

Tem sido isso o dia todo nas últimas semanas, os vizinhos devem pensar que eu sou frouxa, pq é o dia inteiro falando "filha, pelamordedeus não faz isso", "Yasmin, volta aqui com isso!", "menina, você pode ficar pelo menos dois minutos sem tentar se matar e me matar do coração"," Yasmin, quantas vezes eu terei que repetir que isso não pode e é feio?", "filha, que ideia de jerico é essa, você tá doida?", e por aí vai, meu repertório é esse o dia todo, no fim do dia estou destruída, a única coisa que quero é um banho quentinho, colocar o pijama e ir pra cama.

Sim, eu falo quinhentas vezes a mesma coisa, criança aprende por repetição, a gente tem que martelar um bilhão de vezes a mesma coisa pra que ela entenda que não pode, ou que é errado, e céus, cansa!
Ela testa meus limites - e os dela - afinal, só vai saber até onde pode ir se arriscar, e ela arrisca, sem medo nenhum, e em alguns momentos do dia eu acho que vou pirar.

Pausa de 30 minutos no post.
- Enquanto eu escrevia as linhas acima, Yasmin estava no banheiro passando shampoo pelo corpo e banheiro todo. 
A minha sorte é que o sono dela continua imbatível, a baixinha é boa de cama como eu, pode demorar pra dormir, mas quando dorme sei que é pra noite toda e que pelo menos oito horas de sono tranquilas eu terei.

Nos momentos em que estou realmente master cansada, e isso é lá pelas 7 da noite - eu coloco ela pra brincar no balanço, se o Pablo está em casa eu vou fazer alguma coisa diferente, e ele dá uma revezada comigo, até pq com ele ela não faz nada disso, o máximo do máximo é uma birrinha que termina antes de começar só pelo jeito que ele olha pra ela.

Sim, o terrible two existe, não sei se toda criança o vive com essa intensidade, e eu entendo, é um mundo tão grande, tão novo, tão cheio de cores e coisas novas, que é impossível se comportar como uma vaquinha de presépio, quietinha pra sempre, e embora ele exista por outro lado é uma das fases mais incríveis que eu já vivi com ela.

Todo dia é uma coisa nova que ela aprende, uma palavra, a formulação de uma frase, um carinho diferente, ver todo esse aprendizado e estar presente, não tem preço, ser mãe é padecer no paraíso mesmo, pq tudo compensa, o filho pode fazer arte o dia todo, mas vê-lo dormindo, saudável, satisfeito e feliz é a coisa que mais conforta o coração de uma mãe.

E o bom é que tudo passa, sei que já já vem um fase nova, e que pode ser até mais punk que essa, então deixa a baixinha viver o terrible two, pq né, vai que o terrible three exista e seja pior né, hauhauaha

Beijos

7 comentários:

  1. Nossa cansei só de ler. Imagino o seu cansaço depois de um dia assim. Pior que são vários dias assim, sua pequena ligada no 220 volts. Afffff.
    A minha que só tem 4 meses já começou a gritar e agora grita toda hora.
    Eu tenho fé amiga que vc vai superar mais isso, pois, como vc mesma disse quando está dormindo ver aquele serzinho lindo e saudável na cama não tem preço. Mas é ótimo desabafar!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. Me fez rever alguns conceitos (ou pré-conceitos)...

    Imagino como deve ser difícil no fim do dia, mas como tudo é uma fase e passa, essa tbm vai passar!!

    O assunto é sério, mas ri à beça com esse post!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  3. Ai Ju, desculpa mas eu não consegui conter o riso ao ler que a Mimi passou shampoo no corpo e no banheiro todo hahaha.
    Eu não falo que o tal terrible two não existe, porque né? Já ta mais que comprovado que existe sim, vocês que o digam! Acho que quase todas as mamães passam por isso, pelo menos as que eu conheço.
    Sorte aí, principalmente agora com um novo bebezinho no forno!

    Beijocas <3

    ResponderExcluir
  4. Eu tb vou pagar minha lingua... achava muito feia criança q se joga no chao na rua... a minha com 1 ano e 1 mes se joga pra tras por qq coisa... to ferrada kkk
    Boa sorte pra nos
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Por aqui tbm não esta diferente não, e a gente cansa mesmo, falando sempre a mesma coisa. eu ja to colocando ele de castigo pra ver se dar um jeitinho, mais essa e a fase, a gente so temos que ter muuuuuita paciencia !

    seguindo seu cantinho!

    Bijinhos

    Vitoria & Nathan

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei seu blog e já estou seguindo.. Se puder segue de volta..
    Bjos enormes e bom final de semana!

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ameei oo Post ! .. So Descobrimos certos Habitos depois de Sermos Mães ! . rs , ♥
    Amei o Seu Bloguinhõo ♥


    bEijos !

    http://minidivaanny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼