4 de janeiro de 2012

Nossa experiência com a amamentação.

Se existe um post que me faz revirar os olhos é aquele tipo de post extremista, onde a mãe aceita que o filho seja amamentado com o próprio leite.
Pior que isso é a mãe que vem te criticar se vc não o faz.
Relatei aqui como foi nosso primeiro contato com a amamentação e depois só mencionei que a Yasmin mamava exclusivamente leite artificial e não detalhei mais nada.
Pois bem, quase um ano depois chegou a hora de abrir o coração, então, senta que lá vem história.

Pra quem não leu o post anterior, o resumão básico é, foi traumático.

Nos primeiros dias eu oferecia o seio pra ela, e ela sugava até ficar exausta, mas a fome persistia.
O esquema era o seguinte:
Chorou de fome?
Peito. Peito por quarenta minutos ou até ela parar de mamar.
O problema foi exatamente esse, ela parava de mamar e ainda continuava faminta.
Entenda por faminta uma criança que mamou por uma hora e ainda continuava com fome, e quando dava complemento, mandava pra dentro mais 30ml, e aí sim eu me sentia um lixo andante pq eu ouvia o barulho do leite chegando no estômagozinho vazio dela.

Algumas podem pensar ”mas ahhhh, nos primeiros dias é assim mesmo, se vc tivesse persistido o leite iria se adequar a demanda da fome dela e seus peitos iriam explodir de leite se vc tivesse sido realmente persistente!”

Nos primeiros dias eu não tinha nem colostro, mas lá pelo 20º dia decidi “pular” uma mamada e ordenhar manualmente até não sair nem mais uma gotinha de leite.
Resultado, 13ml de leite extraído dos dois seios em uma hora e dez minutos de ordenha dos dois peitos cheios.
Nesse tempo eu já estava tomando Plasil e fazendo compressa quente pra aumentar o leite por indicação médica.
É lógico que ela ia urrar de fome, a pobre da menina mamou mais ar do que leite.

Fiquei puta, me senti inútil, e em um mês eu me rendi ao Santo NAN.
O NAN nunca foi complemento, ela sugava, sugava e sugava, mamava no máximo 15ml de leite materno e como depois estava com fome, mamava mais 30ml de NAN, ou seja, era o NAN que matava a fome dela, e não o meu leite, com um mês eu já não tinha mais leite, mesmo oferecendo o peito pra ela antes de TODAS as mamadas – que depois faticamente seriam completadas.

Com um mês meu leite já era, mas já era no sentido literal da palavra, não saía mais nada nem com simpatia de tomar água na concha numa sexta feira!#louca

Ou seja, com um mês minha filha estava desmamada.

Sinceramente falando, fiquei chateada sim da amamentação não ter dado tão certo conosco, não deu, eu tentei, fiquei com o peito machucado, e em alguns momentos até chorei durante as mamadas, pq ela mamava com sangue de tanto que rachou, os momentos de prazer que dizem que a amamentação proporciona pra mãe e filho eu não tive, pra mim amamentar era sinônimo de sofrimento, pq minha filha continuava com fome e eu chorava de dor, tentei e fui até onde deu, não deu mais, me rendi ao L.A e não me arrependo.

Depois que ela começou a mamar exclusivamente L.A, notei que ela ficou muito mais calma, dormia com mais facilidade, e pouco a pouco o sentimento de culpa que eu tinha em mim por não estar amamentando foi-se embora.

Mas de verdade, sabe qual foi meu erro?
Meu erro foi ter idealizado demais, achar que seria como nas campanhas de amamentação onde a mãe fica quietinha, o bebê tem a pega correta, e o quarto cheira lavanda.

Aí chega a semana da amamentação, com cartazes e comerciais estrelados pela Juliana Paes, Cláudia Leite, Cássia Kiss, Samara Felippo, Dira Paes, Luciana Gimenez e companhia limitada, dizendo que você deve amamentar seu filho, dando o que há de melhor pra ele que é o seu leite, que o seu leite é o melhor alimento que ele pode receber.
Concordo que o leite materno é um alimento completo, que imuniza a criança, que tem os nutrientes necessários e todo esse blábláblá, mas vem cá, uma mulher que adota uma criança e dá L.A à ela, não está oferecendo o que há de melhor pro filho?
Uma mãe que tem HIV e não pode amamentar (exceto em alguns países da África, onde a mãe mesmo com HIV é orientada a amamentar, pq se o filho não morrer de AIDS morrerá de fome) e dá L.A, não está dando o que há de melhor por filho?
Eu, que não tive leite realmente, e dei L.A pra minha filha não dei o que há de melhor pra ela?
Faça-me o favor, é fácil colocar uma artista dessas num cartaz dizendo que vc deve amamentar seu filho, afinal de contas, a Cláudia Leite não teve que cuidar da casa, do marido, fazer comida, lavar roupa, e aí depois amamentar o Davi. Ela pôde se dedicar exclusivamente ao filho sem ter esse tipo de preocupação que a maioria das mulheres tem.

Sou super a favor da campanha, super a favor mesmo pq conheço os benefícios e apoio a causa, mas acho que mães “reais”, com problemas reais, com vidas reais deveriam estrelar e dar depoimentos.

Mas enfim , neah, quem sou eu ?

Depois de todo esse discurso eu ouso dizer que a amamentação aqui não deu certo mesmo, mas sou livre de culpa pq tentei até o leite secar e nunca deixei minha filha berrar de fome por um ideal meu, por insistir que ela só fosse mamar no peito, eu não, queria mais é que ela ficasse tranqüila, de barriguinha cheia e feliz, sem provar a dor da fome.

Algumas pessoas me disseram que ela não teria a imunidade que as outras crianças tem, e pra essas pessoas eu digo, Yasmin teve apenas UM resfriado, e mesmo assim foi bem de leve.
Minha filha praticamente não mamou no peito e é extremamente saudável, não chupa chupeta nem mamadeira para suprir a necessidade de sucção que dizem que os bebês tem, e tem energia pra dar e vender.

Enfim, essa foi a experiência que eu não compartilhei até hoje, mas que eu acho válida, já que, hoje em dia muita mãe tem medo de dizer que dá L.A pro filho com medo de ser pré julgada.

E fim, acabou, hahahahahaah

Gente, o post deve ter ficado meio desconexo, mas vcs entendem que a Yasmin ocupa todo meu tempo livre, todos meus pensamentos e que eu tô quase ficando doida com ela quase andando e engatinhando pra todo lado, por favor digam que entendem!

Beijos

14 comentários:

  1. Eu amamentei Olívia até 6 meses e posso te dizer que as coisas que eu digo (ou apenas penso) sobre o assunto são totalmente controversas! Do tipo que vão jogar pedra em mim! hehe
    NUNCA achei lindo amamentar. Sério, nunca tive esse sonho. Pra falar a verdade, até pouco tempo atrás eu nem pensava em ser mãe, quanto menos amamentar! Então eu engravidei e decidi que queria amamentar pq era o mais natural, mas se nao desse, paciencia!
    Meu leite só desceu no 5 dia após o nascimento da Olívia e ao contrário de todas as xiitas a favor da amamentação custe o que custar, no 2 dia de vida dela, ainda na maternidade, eu toquei a campanhia e mandei a enfermeira trazer NAN pra menina. Ela tomou 30 mls no copinho com tanta vontade e fome, que até hoje eu choro TODA vez que lembro. E veja bem, sou durona, são poucas as coisas que me causam essa emoção.
    Eu contei toda a minha saga com amamentação lá no blog, mas o que posso te dizer é: eu sou uma mãe que amamentou a filha e deu NAN quando achou necessário! Sou totalmente a favor da ALIMENTAçÃO da criança e não só da amamentaçao. Entre insistir em amamentar ou apenas alimentar minha filha, escolho de olhos fechados dar uma mamadeira pra ela ficar feliz!
    NUNCA tive muito leite. Até hoje eu acho que eu tinha era leite de menos. Nunca consegui extrair mais de 15 mls de leite dos dois seios juntos e meus peitos jamais vazaram! Eu só sei que Olívia não passava fome pq ela engordava bem e dormia bem. E qdo eu achava q era necessario (tipo, qdo ela mamava só 5 minutos) eu dava NAN como complemento sem dó nem piedade.
    Eu não fui amamentada e tenho uma saude de ferro. Nunca tive nada além de gripe! NADA! Nunca tinha ido ao hospital antes de ter Olívia!
    Meu marido foi amamentado até um ano: é o rei das doenças! hehe É estomago fraco, gripe a toda hora, rinite pra lá, ite pra cá... um horror! hehe
    E posso dizer uma coisa? O governo só incentiva a amamentação desse jeito ( com as lindas, maravilhosas e nada stressadas atrizes amamentando) que faz, pq é mais barato pro bolso dele incentivar as pessoas a darem o leite proprio do que ter que fornecer leite em pó pra todo mundo! #prontofalei

    hehe

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    É interessante discutir esse assunto, pois os post que vemos é de mães que amamentam, que tudo deu certo, e as mães que dão LA se escondem, não abordam o assunto para não tacarem pedra.

    Eu não fui muito feliz com a amamentação... meu leite só desceu no 2º dia, e mesmo assim era pouco. Eu tentei ordenhar algumas vezes pra ver quanto de leite tinha, mas não conseguia tirar nem 10 mls. Isabella vivia no seio, de hora em hora e por 1 hora inteira. Minha bebê nasceu pequena (2.560 kgs) e não mamou tão bem, e acho que por isso é pequeninha até hoje. Tive que tomar plasil pra ter leite, pois com 15 dias de vida a única coisa que fez Isabella parar de chorar foi o NAN, ela chorou muito de fome, e quando percebi que era isso eu chorei desesperada por não ter notado isso...
    Sei que até os 4 meses dela eu complementava com NAN, mas era tipo 30% leite materno e 70% de NAN, pois mesmo com plasil eu não tinha leite. Acredito que o plasil me fez muito mal, eu fiquei mal com aquele remédio...
    Eu admito que adorava amamentar, mas mais por acalentar, por ter ela no meu seio, junto de mim. Usava o seio pra ela adormecer, e não como fonte de alimento principal.
    Eu fiquei triste por não conseguir amamentar, mas o importante era que ela estivesse bem alimentada e feliz. Minha Isabella só ficou doente com 7 meses, uma vez tb.
    Isso que vc falou da Cláudia Leite é verdade... é tanto estresse no pós parto que nem conseguimos ter sossego pra se concentrar só em nossos bebês, daí dificulta tudo.

    bjo em vc e na Yasmin.

    ResponderExcluir
  3. Totalmente entendida e apoiada amiga..

    A gente dá e faz o melhor que se pode fazer por nossos filhos, não é uma campanha e nem uma estrela global que vai dizer como se deve fazer não é mesmo???Só quem tem uma vida real sabe dos percalços, então sabemos que o que é bom é o que é feito com amor, com carinho sem interessar a "fonte"...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu sempre acho que julgamentos são horríveis. Cada um sabe onde o sapato aperta, não tem jeito! Acho que é necessária a campanha do governo pra conscientizar as pessoas (claro que rola o fundo financeiro, já que não é todo mundo que pode arcar com o NAN pra um bebê desde que ele nasce), mas acho que é mais uma coisa de "pelo menos tente" do que "se vc não fizer isso vc vai queimar no inferno". Eu penso que vou fazer todo o possível pra amamentar a Clarice e não é nem tanto pelo bla bla bla de que leite materno é melhor não... É mais pelo prazer que eu quero sentir em ter esse momento só pra mim e pra minha filha. Se eu começar a ver que a menina se esgoela de fome, eu não tenho problema NENHUM em sacar uma lata de leite e alimenta-la. Odeio ficar com fome, não vou deixar a Clarice passar por isso né?

    Beijos em vcs!

    ResponderExcluir
  5. Ju se vc me permiti, vou citar seu post pra fazer o meu. Até agora também não relatei o meu sobre amamentação.

    Mas vamos falar do seu...
    Vejo, realmente, muita mãe pregar a amamentação exclusiva. Junior mamou exclusivamente até os 3 meses e tenho minha conciência tranquila!

    As pessoas esquecem que o filho é NOSSO!

    Só não a favor das mães que deixam de amamentar pela dor que temos nos primeiros dias. Isso pra mim é egoísmo. é pensar em si e não no filho!

    Adorei o que vc disse sobre as campanhas! Tenho uma tia com HIV e ela não pode amamentar minha prima que é uma criança de 5 anos muiiiiiito saudavel.

    Chega de hipocrisia!!!

    ResponderExcluir
  6. Considero a amamentação muito importante e só parei de amamentar pq a Beatriz não quis mais qdo fez 9 meses. Foi tudo muito dolorido, os meus bicos e a minha alma racharam a minha filha nos primeiros 15 dias perdeu quilos, mas acredito que o esforço valeu a pena. Mas cada caso é um caso e não podemos julgar ninguém por isto: eu recorri ao Nan à noite TBÉM quando Beatriz fez 40 dias ( peito o dia todo) Pq? Oras, pq eu precisava dormir e o leite da vaca sustentava mais que o meu! A pediatra nem sonha com isto, por ela, só dava o peito e ficava acordando várias vezes no meio da noite
    O que não pode é rolar culpa, a gente já carrega muitas sendo mãe. Vc, por exemplo: eu não conseguiria ficar sem trabalhar fora só pra cuidar da Beatriz. Cada mãe faz o que acha melhor e sacrifícios a gente faz o tempo todo por estas coisinhas tão lindas na nossa vida...

    ResponderExcluir
  7. Vc não tem ideia de como esse post me ajudou... chorei lendo... estou passando por isso e vou parar de me culpar....
    Qd não temos filho sempre achamos q e facil.... mais so mesmo passando por isso para saber ne
    Obrigada!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Costumo ler seu blog faz um tempo, mas não costumo comentar. E agora vou te contar a minha experiência. Quando eu tive meu filho (hj ele tem 6 meses) tb tinha na minha cabeça que deveria amamentar exclusivamente até os 6 meses, afinal, como enfermeira foi assim que aprendi. Tudo ia bem até o 6º dia, na primeira consulta com o pediatra: meu filho tinha emagrecido mais que o normal e ainda estava com icterícia e teve que ser internado para fototerapia. Na prescrição estava que a alimentação deveria ser com LM e a cada 6 horas deveria ser medida a Glicemia dele. Torcia tanto para que a glicemia subisse e era uma tortura ver meu pequeno ser picado tantas vezes. Uma enfermeira resolveu dar uma mamadeira de NAN pra ele (60ml) e depois disso ele dormiu como um anjinho e a glicemia subiu. Depois da alta, eu resolvi por minha conta dar NAN para ele e complementar com meu leite. E assim foi feito: hoje meu filho ainda mama meu leite, toma NAN, já come frutas e papa salgada e eu estou feliz pois sei que fiz o melhor que pude. Não tenho nenhum remorso, e sei que se a mulher conseguir amamentar ótimo!!! Se não conseguir, não será menos mãe por isso!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ah!!! Detalhe que esqueci!!!! Meu filho NUNCA ficou doente.

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo que vc disse Julia, cada mãe sabe o que é melhor pro seu filho, afinal ninguém os ama como nós!! A realidade da amamentação exclusiva é diferente para todas as mães, até para quem tem dois, três filhos. Quem critica é porque não conhece... Se amamenta exclusivo bom, se não, Meu Deus, não tem que crucificar ninguém. O mais importante para Yasmin é seu amor, isso é irrevogavel e podemos ver o quanto ela é amada e cuidada!!!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Realmente, as propagandas são sempre de mães que tiveram sucesso com a amamentação (ou pelo menos passam essa imagem). Infelizmente ninguém fala das dificuldades, nem na tv e nem os próprios médicos. Parece que é só o bebê nascer que tudo acontecerá naturalmente e perfeitamente. Mentira!!! Poucas mulheres têm essa sorte. Outras, como eu, têm que persistir muuuuito e ter muita paciência pra poder amamentar. Graças a Deus e à ajuda da minha mãe, pediatra e enfermeira especialista em amamentação eu não desisti e consegui uma amamentação perfeita depois de quase 1 mês. Hoje, após 3 meses posso dizer que sou feliz por poder amamentar. Mas digo também que foi muito difícil e que o importante é ALIMENTAR, seja com LM ou LA. Uma mãe que alimenta seu filho com LA não é menos mãe por causa disso. Mas que todas as mães deveriam ter a possibilidade de conseguir amamentar no peito, deveriam, pois não há momento mais sublime.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Me identifiquei DEMAIS com seu post porque passei por uma situação muito semelhante, a diferença é que meu filho não pegava meu peito de jeito nenhum. Me senti uma inútil, chorei muito, ainda mais porque ele estava visivelmente com fome e eu tentando evitar ao máximo dar mamadeira pra ele, ainda mais com LA... Ele perdeu um pouco de peso e, com menos de 1 semana de vida, comprei o NAN e chorei mais ainda ao vê-lo mamando com tanta vontade. Me culpei porque ele tava com tanta fome. Enfim, amamentar não é essa facilidade que parece, só colocar a boquinha do bebê no peito e é só alegria. E nós só descobrimos isso da pior maneira possível...

    ResponderExcluir
  13. Julia, conheci seu blog hoje e quando vi este post sobre amamentação tive que ler e me emocionei, pois me enxergo nele.
    Tenho uma filha que está com 6 meses, a Laura, ela é linda, esperta e saudável. Nunca ficou doente, exceto por 2 febres, que foram reação da tetra.
    QUando ela nasceu, eu tive pouco colostro e o leite só foi descer com 1 semana. Já no hospital eu tive que dar complemento, pois ela não queria sugar de jeito nenhum. Sugou no 1° dia e depois se recusava a sugar. Ela passou fome no hospital, pois um dos pediatras de plantão não receitou o Nan. Vc imagina depois de uma cesária, ficar 10 horas seguidas com um bebê chorando de fome, tentando de todas as formas fazê-lo sugar, ele se recusando, pois não saía nada do seio? Foi isso meu primeiro dia como mãe.
    Em casa foi assim como aconteceu com vc. Deixava ela mamar sempre que queria, ela ficava por 40 minutos em cada seio e continuava com fome e eu complementava com 30ml de Nam. Até que uma médica me disse para parar com o complemento, pois eu já tinha leite e eu acabei seguindo o conselho da pediatra e só dava meu seio. Com 20 dias, a Laura ainda não havia recuparado o peso de nascida, imagina o meu desespero por saber que minha filha tava passando fome nesse tempo todo??? Fiz como vc e resolvi ordenhar com os 2 seios cheios e não saia nem 30ml. Comecei a complementar todas as mamadas com Nam e em pouco tempo ela recuperou o peso e ficou dentro do peso normal. Com 2 meses ela desmamou de vez e seguimos com o Nam.
    Tbm me culpei muito por não amamentá-la, pensei que ela fosse ficar doente, mas hoje sei que fiz o que pude e que fiz o melhor por ela dando o complemento.
    E hoje tenho minha princesa aqui, linda, forte, saudável, risonha, o grande amor da minha vida!
    Na maternidade descobri que temos que seguir nossos instintos e não o que dizem ser o ideal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada por me apresentar toda a realidade ,minha bebe tem 20 dias e não quer lm ela so toma la e eu já estava entrando em depressão.Mas hoje eu sei que fiz de tudo para ela mamar no peito mas não foi possivel.Eu quero minha filha bem alimentada não importa de que maneira não vou deixar de ser sua mãe por isso.So espero que as pessoas mostrem a realidade sobre amamentar pois nem todas conseguem .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼