25 de julho de 2011

Um bracinho de bebê quase quebrado.

Sábado foi o último dia da Yasmin como uma bebê de quatro meses, e foi um dia ótimo, se não fosse o desfecho do dia que me a.pa.vo.rou, e antes de mais nada eu afirmo que sou controladora, que tenho sangue frio pra muita coisa (inclusive pra ver gente morta), a maioria dos meus movimentos são friamente calculados... mas quando a coisa em questão é com o filho da gente, a gente trava, eu pelo menos travei mesmo.

Yasmin se encanta com a televisão, dá risada pra qualquer programa que passe e tudo mais, e ontem a noite, papai e eu vendo tv, ela toda curiosa assistindo o Léo ficar com cara de pastel quando a Norma disse que ele iria preso o programa em questão e quase dormindo, quando vi que ela estava mau acomodada e decidi vira-la pra se acomodar melhor.
Foi virar a garotinha e escutei “crec” (minha sonoplastia não é das melhores, mas o barulho foi exatamente esse).
Lógico que ela começou a chorar, lógico que eu imediatamente vi se não tinha nenhum osso pra fora do lugar bizarramente, lógico que afoguei ela em beijos, conversei, fiz caretas e vozes, e é lógico que ela chorava como uma sirene de ambulância.

Minha mãe tem o dom de acalma-la, pegou no colo e nada, ela chorava e gritava.
Papai fez o mesmo e nada dela parar.

Decidimos tirar a roupinha e ver se o braço estava inchado, ou com qualquer anormalidade.
O bracinho estava mole, eu levantava o bracinho dela e ela não tinha movimentação nele, e plufff, o bracinho caía, inerte.
Não quisemos esperar pra ver se incharia ou coisa do tipo, colocamos um casaquinho nela, embrulhamos a fofinha na manta (pq o frio potencializa a dor) e bora pra ortopedia do hospital.

Pausa aqui:

Chorei antes de sair de casa.
Pensei “Puta merda” (desculpa o palavrão gente!), eu tenho to.do cuidado do mundo com ela, não deixo tomar friagem, viro com cuidado, ponho no berço com cuidado, não passo o carrinho e o carro em cima de buraco nenhum pra não dar tranco nela, tenho extrema cautela ao brincar... e ao vira-la eu a machuquei.
Eu machuquei minha filha, eu sou uma mãe ruim e tomara que ela me perdoe um dia!

A parte do “me perdoe um dia” foi um drama extremo, mas sei lá, pensei que ela pudesse até perder o braço na pior das hipóteses, ficar engessada ou coisa do tipo, e eu pedia perdão à ela o caminho todo.

Despausa.

No caminho da ortopedia pensei:

O médico vai ver que o braço dela quebrou, vão chamar o conselho tutelar e vão levar minha filhinha tão amada e tão bem cuidada embora, porque eu sou uma mãe incompetente que quebrei o bracinho dela!
Vão achar que eu mau trato ela e sabe-se lá se a verei novamente!

Juro, juro que pensei isso, morro de medo dessas coisas de levarem o filho da gente embora, mas enfim, terminou tudo bem e ela tá ali no berço.

Ao chegar na ortopedia, o médico perguntou o que se passava.
E disse que fui vira-la e ouvi o baruhinho.
Ele não me deixou terminar a frase e disse:

- Agora o bracinho tá mole e não responde aos movimentos neh?

Eu concordei, foi exatamente o que aconteceu, e pasmem, pensei ainda:

“Esses médicos estão tão acostumados a ver crianças sofrendo maus tratos que até sabem como o braço delas se comporta!”.

Ele veio na minha direção, fez graça pra ela, examinou o ombro, apertou o cotovelo, fez alguma coisa com a mão no cotovelo e pronto, estava tudo no lugar.

Não demorou dez segundos pra colocar no lugar, foi algo do tipo aperta e gira, algo incrível mesmo.

Aí, depois que eu fiquei calma e me certificar diversas vezes que o bracinho dela “funcionava” direito de novo quis saber que tinha acontecido.

O fato acontecido chama-se Pronação Dolorosa, e acontece quando a cabeça do rádio se desloca da ligação anular, o ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel, e isso acontece devido a consistência mais elástica dos ligamentos que ainda não são madurinhos.
Acontecendo isso, um profissa deve colocar no lugar, é rápidinho.

É “normal” acontecer em crianças de até cinco anos.

Geralmente acontece quando a mãe puxa a criança pelo braço pra ela não correr pela rua, ou quando ela é balançada pelo braço.

O que aconteceu com a Yasmin foi que eu virei ela de modo abrupto e inesperado e a coitadinha enroscou o braço no meu braço e ele virou (entenderam?).

Se acontecer com seu bebê, o que espero que jamais aconteça pq a gente perde o chão e fica desesperada por ter machucado a criança, tem que levar no hospital com atendimento ortopédico que lá eles “arrumam” o ossinho.

É simples, indolor (pq a Mimi) não chorou e rápido!

Eu fiquei apavorada e queria morrer, mas ainda bem que ficou td bem e eu não morri.

E foi assim, que três horas antes dela fazer os cinco meses, que eu quase morri do coração.

Beijos e boa semaninha

14 comentários:

  1. Nossa, amiga... um susto e tanto, né?! Mas que bom que é algo comum, algo que acontece e que não é culpa de ninguém... apenas de Deus, que os fez assim justamente para não se ferirem gravemente...rsrs. Deus é o máximo!!! E parabéns por fazer este post, afinal, informação é tudo pra nós - mamães de primeira viagem. Se cuida. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ju do céu!
    Eu nem posso imaginar seu desespero, e eu não sabia dessa pronação dolorosa!
    Mas ainda bem que esta tudo certo, e que Mimi esta ótima.
    Mas olha, eu ri com o lance do conselho tutelar, mães sempre exageram! (eu sei, um dia vou ser eu hehehe).
    beijocas nas duas :)

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que "aventura"! Ainda bem que não foi nada demais.... eu imagino o seu susto!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Góóód!
    Imaginei a cena, ri com vc contando (ri pq sabia q o fim tinha sido feliz), chorei junto...affffff!
    Menina...ja pensou???
    Agora a parte do conselho tutelar eu ri...rs...desculpa Ju, NUNCA, mesmo q tivesse quebrado o bracinho dela, NUNCA a levariam de vc...rs....pelamor né!
    Vc é mãezona, das boas, e isso seria um episodio q os medicos ate devem ver bastante, mas nada ao ponto de chamar o CT...rs

    Mas olha q sufoco!
    Ainda bem q foi só aquilo la q vc explicou!!!!!

    Ai esses bebes!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bjos e parabens pelos 5 meses da lindinha!

    ResponderExcluir
  5. Olá Julia, boa tarde. Pois é
    eu me identifico muito com bebês, apesar de ter um sobrinho fofo de quase 4 aninhos! Sei muito o que é esse carinho todo, rs. Afinal ele é como se fosse meu filho. E acima de tudo fico muito feliz que tenha gostado do meu blog. Na verdade não faço nada em humanas, trablaho em drogaria e faço faculdade de Farmácia, rs. (totalmente diferente), rs. Mas mesmo assim. Aquele modo é o qual eu me identifico e posso me expressar, tudo da forma que me encanta.

    Ótima semana e um beijo a Mimi

    ResponderExcluir
  6. Ai, Ju... Imagino seu susto, confesso a vc que eu já virei RC uma vez e depois vi que o bracinho dele estava embaixo do tronco, Não fez "crec" , mas eu fiquei nervosa apertando pra ver se ele iria se incomodar... Mas que bom que não foi nada grave, e que a Yasmin esta bem e em casa neh... bjks pra princesinha!!!

    ResponderExcluir
  7. Menina, que susto....Disus, acho que eu infartava antes de chegar ao médico, rsrs. Ainda bem que foi logo resolvido, né?

    Bjão querida!!

    ResponderExcluir
  8. http://mamaepediatra.blogspot.com/2011/07/por-que-pediatras-nao-gostam-de-parte-1.html

    Aqui explica direitinho!

    ResponderExcluir
  9. ai amiga, me desculpe, mas eu senti mais dó de vc do que da sua bebeziha, e tbm não pude deixar de rir com o jeito que vc contou o fato!...
    mas que bom que ficou td bem enfim né?!
    beijos ate+

    ResponderExcluir
  10. E acompanho o blg da Mamãe Pediatra que a Mariana citou. Por incricel que pareça um dos posts dela foi sobre isso.

    Fica a dica pra outras mamães.

    Agente se senti uma péssima mãe por uma fralda que vaza, imagina um ocorrido desses?

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Owwnn tadinha da Mimi linda, mas graças a Deus não foi nada sério.
    Ai, a gente se sente tão culpada neh?!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  12. mais uma vez obrigada por partilhar sua experiência com a gente. Espero que nunca aconteça com o Heitor, mas se acontecer será infinitamente menos pior já saber um pouco mais, né? rs

    ResponderExcluir
  13. Imagino o desespero q vc sentiu.
    Q bom q tudo acabou bem. Bjs

    ResponderExcluir
  14. usdhasuhda...
    que coisa que eu não achei o livro aqui antes... o google, axo que vc não ativou as buscas pelo seu blog, ou então o google falhou! hahaha... mas é bom!... pelo menos assim fica mais facil pro pessoal baixar neh...bjs ^^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼