26 de maio de 2011

Na alegria e na tristeza...

Daí que ontem foi dia de levar a Yasmin pra vacinar, pneumo e meningite, e em dia de vacina eu acordo com o coração na mão, afinal de contas, quem gosta de ver o filhote sentir dor?
Vacinas são um mau necessário, a criança não entende, mas é necessário, dói na gente e dói neles, mas é melhor vacinar e evitar problemas futuros do que não vacinar e ter uma criança correndo riscos.

Confesso que muitas vezes vi mães dizendo que se negam a levar os filhos pra tomar vacina, que ficam desesperadas de ver a criança sendo picada, que em dia de vacina o pai leva, a avó, o tio, o papagaio, enfim, qualquer pessoa que leve o bebê porque ela se nega a ver o filho sofrer.

E eu fico encucada com isso, como sou uma pessoa que tem horror a agulhas (do tipo que toma injeção deitada pra não desmaiar) trabalho meu psicologico desde a gravidez pra ver minha filha tomar as vacinas.

Dói em mim ver aquilo?
Claro que dói, e mesmo não sendo fã de tomar injeção (aliás, ninguém é, neh?) eu tomaria no lugar dela, mas não posso fazer isso por ela, é algo que ela tem que passar e que precisa de mim ao lado dela pra passar por isso.

Que me perdoem as mães que deixam o pai, a avó ou quem seja levar pra tomar vacina, mas acho que o bebê precisa da mãe nesses momentos “traumáticos”, faz parte do pacote de ser mãe, nessas horas temos que pensar mais neles do que em nós.
Filho precisa da mãe, mãe é porto seguro, é fortaleza, é fonte de carinho, atenção, mãe é sinônimo de segurança e amor.
Imagine você confiando piamente em apenas uma pessoa e quando se vê desesperado, com dor, com medo não pode contar com aquela pessoa?
É horrível se sentir assim, e posso estar errada, mas pai por mais carinhoso e melhor pai do mundo que seja não substitui o conforto que a mãe dá, desde o cheirinho até o cafuné que tanto acalma após uma vacina dolorida em cada perninha.

De verdade, dane-se se eu tenho medo de agulha, eu tenho que estar ali pra passar segurança pra minha filha, mesmo que aquilo me dê náuseas e deixe meu coração em frangalhos!

Lógico que tem pai que quer participar e levar o filho, acho louvável isso pq não são todos os pais que querem participar de modo tão ativo da vida do filho, mas a presença do pai não substitui a presença da mãe.

Pra mim filho é que nem aquele juramento de casamento “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da vida!”, filho é eterno, é pra sempre.

Não quer ver filho sofrer ?
Não quer ver o filho cair e ralar joelho?
Não quer ver o filho chorar por qualquer motivo?

Não tenha filhos, porque ser mãe exige da gente sangue frio correndo nas veias em certos momentos, exige que tenhamos calma em momentos de desespero, claro que isso não significa que não vamos sofrer, claro que vamos, afinal, que mãe que vê o filho triste e se alegra com isso?
Temos que passar segurança sempre, temos que ser a fortaleza de alguém pequenino que tem um laço que vai além do sangue, e é por esse motivo que eu acho absurdo quando uma mãe se nega a levar o filho pra vacinar porque não quer vê-lo sofrer!

Mas, como cada um sabe onde o sapato aperta, fica a critério de cada um, mas que eu continuo achando isso absurdo eu continuo!

E vocês meninas, se mantém firmes levando o bebê pra vacinar ou não vão?

Beijos

Juu

P.S.: Meninas, essa é a minha opinião apenas, espero não ter magoado ninguém dizendo o que penso, por favor, não foi direcionado a ninguém!

14 comentários:

  1. Oi Ju...

    Sempre levei o Davi em todas as vacinas dele...pq acho que é a MÃE que tem que estar lá naquele momento...nunca designei essa tarefa a ninguém, pq sei que dói pacas e nessas horas é colinho de mãe ajuda a acalmar, sem contar que é um momento da vida deles...e eu sempre ( por mais sofrível que fosse)estive lá...a vacina é só uma pequena amostra de vários outros desafio maternais ao qual temos que passar!!!rsrsrs

    BJS...

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, penso como vc... Nunca consegui deixar o Léo tomar vacina sem a minha presença... algumas vezes o papai quis pq quis segurar e eu deixei... afinal, ele é o pai né! Mas fiquei lá do lado... e te digo, foi pior do que segura-lo... afff...

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  3. Por mais que doa, e doa muitooooo na gente, sempre levei a julia e abraço ela bem forte e digo, sua mamae esta aqui, não se preocupe, é para seu bem...senão a mamae não traria vc !Te amo filha !
    Ai a gente chora juntas, até hoje..(risos)
    Faz parte da vida de mãe !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju, a primeira vacina da Anna (BCG) eu nao tive coragem e marido entrou e segurou a pequena sim! Chorei litros do lado de fora e me arrependi de nao estar ali com ela...e decidi q entraria em todas as outras.
    Ele sempre faz questao de ir junto, mas eu tb entro e seguro a pequena sempre. é bem o q vc falou, o filho precisa da mae ali ne! firme e forte!
    Tb tomaria por ela, uma a uma, ate todas de uma vez se assim fosse necessario!
    É isso ai, ha um pacote ne! e qdo a gente compra, tem de levar tudo!

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de medo de injeção mas entro em todas com a Olívia! Meu marido vai sempre junto e é ele quem segura a perninha! Eu fico na cabeça dela fazendo carinho e conversando.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Ju, não tem jeito... temos q sofrer junto com eles e dar todo o nosso apoio, colo, beijos, abraços... como eu disse, é melhor sofrer com uma picadinha do q pegar essas doenças horríveis. Se pensarmos assim, sofremos menos. Ontem fui no hospital infantil e desde então eu só quero agradecer por meu filho ser saudável. Vou conar direitinho no blog (sim, tá td bem com o Urinho!).

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    Concordo contigo... mas confesso que ate que essa fichinha caisse meu marido que segurou o Edu nas primeiras vacinas, depois eu me enchi de coragem e comecei a segura-lo tbm... mas tipo, eu nao segurava, mas ficava ali, do ladinho dele, ao alcance da visão dele e se possivel segurando sua maozinha... isso vale né?
    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Ai, nem fala dia de vacina é horrível mesmo, nós mães ja acordamos tensas, e eles tadinhos nem sabe o que espera por eles, e o pior é quando são duas picadinhas como foi o caso da Mimi né? Mas pensa assim daqui a alguns meses eles não vão precisar tomar agulhadas todos os meses... BJks!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu e o Fábio temos um esquema! Até agora sempre conseguimos ir os dois, então o Fábio segura o Vítor na hora H e eu fico olhando para o lado, mas segurando a mãozinha dele. Quando termina a mamãe pega o bebê, faz carinho, dá beijinho, arruma a roupa e vamos juntinhos embora!

    Assim eu não vejo a injeção em si, porém tô junto e pronta para consolar o pequeno!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai,eu tenho horror....no começo, meu marido segurava, agora como ele ta com mais força,tenho que ajudar,mas nem olho.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ju, só não fui na primeira vacina do Isaac por ser nos primeiros dias de vida e moramos em apartamento, assim, foi maridão e minha mãe, mas eu fiquei em casa com o coração na mão esperando eles voltarem...
    Depois disso eu o levei em todas as vacinas, com o papai, com a vovó, com o vovô, até sozinha, mas, sempre eu que segurei e acalmei ele...

    Mãe é tudo de bom na nossa vida e aprendemos isso desde bebês!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Onde eu assino? rs
    Mais uma vez eu assino embaixo. Felizmente, apesar do Heitor estar crescendo e começando a entender que aquela gente de branco, apesar dos sorrisos vai fazer o coitadinho sentir um tantinho de dor, ele "ainda" não tá traumatizado com isso (ufa!!!). Chega, sorri, fica com cara de quem não tá entendendo quando seguro firme perna e bracinho e... chora, mas logo depois dos beijinhos que dou volta a sorrir como se nada tivesse acontecido. Vamos ver até quando ele continua assim, né?
    A questão é que apesar de também odiar ver o meu bebezico sofrendo, prefiro ser eu a estar ao seu lado dando apoio do que deixar que outros o façam. Porque, como toda mãe, acho que ninguém faz isso melhor do que eu, hehheh

    bjks

    ResponderExcluir
  13. Amiga, vc falou tuuuuuuuuuuuuuuuudo!!! Por isso é que eu te amoooooo!!! Mãe que é mãe encara qualquer coisa e ponto final. Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Pois é amigaaa, na alegria e na tristeza, esse sim é o juramento válido pro resto da vida, temos que passar por isso para podermos fazer o melhor pra nossos filhos, imunizá-los, sempre fico junto fechando olhinho pra ñ ver, e o papai vai comigo tbm, tdas as vezes fica segurando a mãosinha dela, e assim vamos sobrevivendo com sorrisos e lágrimas...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼