3 de março de 2011

A primeira escolha da Yasmin!

Daí que sinceramente eu nunca achei chupeta uma coisa muito graciosa não, e sinceramente, por mim a Yasmin jamais usaria.
Aí passou o tempo e eu li sobre a necessidade de sucção que os bebês tem, e parei de ver a chupeta como vilã (informação é tudo).
Depois de muito ler, cheguei a conclusão que é preferível que ela chupe chupeta ao dedo, afinal de contas, a chupeta querendo ou não eu posso controlar, enquanto o dedinho está sempre ali quando ela quiser ...
Aí comprei algumas chupetas especiais pra RN, caso a Yasmin decidisse chupar né, e ficaram guardadas um bom tempo, e ao arrumar a mala da maternidade peguei uma das chupetas e coloquei no meio das coisas, afinal de contas, vai saber ,né?
Muito que bem, na maternidade ao tentar acalma-la com a chupeta veio o espanto, ela cuspiu a chupeta longe, com todas as forças que um RN pode juntar, lançou a chupeta pra fora da boquinha pequena, insisti mais algumas vezes, porém ela rejeitou – ponto pra mim que não queria que ela gostasse do raio da chupeta - e decidi não insistir mais pra que ela pegasse.
Não chupar chupeta é a primeira decisão que ela toma em sua vida, e quem sou eu pra tentar dissuadi-la?
Deixei a menina com sua escolha, se não quer chupeta, eu que não vou obrigar, mesmo que isso a acalme e preencha a necessidade de sucção.

Porém, como a felicidade não poderia ser completa em relação a isso, a pequena tem o hábito de colocar o polegarzinho, fura-bolos, fura-olho, ou como quiser chamar dentro da boquinha, chupa o dedinho como se fosse um pirulito delicioso, isso quando não o coloca na boca e mesmo que parado ela fica com ele pensando na vida.

Ao vê-la com o dedo na boca meu primeiro impulso foi tira-lo, e tirei, mas aí lembrei de tudo que li, e vi que isso não é nada sensato, e agora, procuro voltar sua atenção para qualquer coisa que exija que ela use as mãos, e não é fácil, afinal de contas ela tem apenas sete dias, passo coisinhas em sua pequena mão até ela tirar o dedinho da boca por conta própria.
E assim nossos dias se sucedem, eu com o olho grudado no berço ou no carrinho, olhando pro meu pacotinho (pq ela fica toda embrulhadinha devido ao frio) e quando vejo que o dedinho já está na boca, corro pra perto e fico fazendo cócegas na pequena mão e não é que tem dado certo?

Alguém tem dica pro bebê parar de chupar o dedinho ou o negócio é insistir em fazer ela focar em outra coisa ?

Super beijo

Juu e Yasmin

20 comentários:

  1. Olha quem apareceu!!!
    Andrea (poutipourri)!
    POxa que ótimo ver que Yasmin nasceu bem e está crescendo!!! Eu abandonei meu blogue mesmo... nãoe stava dando conta emocionalmente! Mas ainda aparecerei por aqui!
    Agora estou apenas com um blogue recém criado de culinária!
    Ahhh ela é linda! Super cabeludinha!!!
    Parabéns a vcs dois!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Juu, chupar dedo não dá né, rs.
    Se não tiver jeito mesmo, dê a chupetinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Jú, eu aqui de novo para tentar te dar umas dicas uteis...vamos lá!
    eu dou chupeta pro Antonio, desde a maternidade ele usa e adora, eu tento controlar que ele use para dormir só, e tem dado certo, é super calmante, e quando ele não quer mais ele mesmo cospe longe, e continua dormindo!Se tu quiser insistir na chupeta, tenta colocar funchicória, um pouco na pontia, para ver se ela gosta, que é uma homeopatia, e calmante, mas fala com sua pediatra antes, lógico!É só uma dica que eu usava para acalmar ele, quando tinha cólica e tal...funcionou para mim, pode ser que funcione para vocês, mas porfavor, fale com sua médica! Eu acho que chupeta é melhor que dedo! Sobre a yasmin chupar o dedo eu não sei muito bem como fazer para ela parar, realmente tu vai ter que dar para ela algo mais interessante, fazer uma troca...vamos ver se ela é difícil...hahaha
    beijos gatonas

    ResponderExcluir
  4. Sera que colocar aquelas luvinhas na mao dela nao da certo? Ai ela nao pode por o dedo na boca...
    So uma ideia, sei la.
    Hihi beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Amiga, é normal que a criança jogue para longe a chupeta... é algo estranho pra ela e ela não entende o porque daquilo sendo enfiado na boquinha. Vc deve explicar para que serve a chupetinha e ao colocar em sua boquinha, deve segurar a chupeta na boca dela até que a Yasmim comece a sucção. Aos poucos ela vai entender e gostar da solução que, com certeza, é melhor que o dedinho. Pode ser que ela solte a chupeta e se aborreça, mas no começo vc deve sempre fazer a mesma coisa: explicar e segurar a chupeta até a sucção começar. Palavra de quem já foi babá e será mamãe em breve. Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Nossa Juju, eu não faço idéia, haha. Só tou aqui pra, como sempre, torcer por vc e mandar um beijo pra vcs duas. :O)

    ResponderExcluir
  7. Essa eu não sei responder, mas qndo te derem uma resposta posta pra gente saber.

    ResponderExcluir
  8. Essa eu não sei responder, mas qndo te derem uma resposta posta pra gente saber.

    ResponderExcluir
  9. Juu
    Nos primeiros dias é normal o RN jogar a chupetinha fora, você precisa insistir. A chupeta é beeem melhor que os dedinhos. Tente oferecer mais algumas vezes a chupeta, depois de amamentar ou algo assim. =)
    Boa sorte
    Beijoconas nas duas ^^

    ResponderExcluir
  10. Mamis !! Me ajuda.. rsrsrs
    sabe esses coraçõezinhos q vc coloca antes do link !?
    Como eu faço para colocar... rrsrs
    estou aprendendo a mexer nesse blog !

    Adoroo o seu ! Tudooo perfeitinho ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  11. Mamis !! Me ajuda.. rsrsrs
    sabe esses coraçõezinhos q vc coloca antes do link !?
    Como eu faço para colocar... rrsrs
    estou aprendendo a mexer nesse blog !

    Adoroo o seu ! Tudooo perfeitinho ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  12. Tente mudar a chupeta... as vezes ela não gostou da q vc deu kkk
    Depois conte tudo pra gente..
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii Ju,

    To meio sumida mas agora pretendo voltar de vez...rs

    Tava lendo tudo por aqui... Vi seu post sobre amamentação, fica tranquila que as coisas vão se acertando, o processo de amamentação por aqui foi bem tenso, até hoje Duda é uma luta com mamadeira, segundo a Pedi ela não gosta de leite, e tem uma leve intolerencia a lactose...affff

    Mas no começo elas demoram mesmo para sugar, olha meu médico me deu plasil para aumentar o leite, eu senti uma melhora viu, mas o mais importante é ter tranquilidade, por que apesar de pequenas elas sentem tudo e quanto mais tranquilas a gente tver mais seguras elas se sentem para mamar, isso para tudo....eu senti muita diferença por aqui depois que só colocava ela para dormir quando eu tava calma, até o sono dela melhorou...

    E para tirar o dedo da boca dela, só muita paciência mesmo, a duda mesmo com chupeta ta na fase de mão toda na boca...hahaah

    Bjão e bom carnaval...

    ResponderExcluir
  14. Fiique tranquila Juu eu tambem não pegueii a chipeta, quando bebê!

    ResponderExcluir
  15. ah, e experimenta trocar a chupeta tb!no inicio o antonio usava a da mam, que é ótima prá rn porque não tem lado certo, agora ele usa as da nuk, e aquelas da chicco de látex!
    vai trocando!
    beeeeijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Juuuu!!!
    Minha sobrinha não chupa chupeta, mas vez ou outra coloca o dedinho na boca, sempre que esta sem fazer nada... rs Mas é tão ruim né?
    A sua tatica é bem legal em desviar a atenção dela... =)
    Boa sorte!!!
    Beijos e ótimo carnaval!!!

    ResponderExcluir
  17. Segundo minha dentista é natural o bebê preferir o dedo a chupeta, pq eles costumam provar do dedo ainda na barriga, mas se a Yasmim tem colocado o dedo é melhor vc insistir com a chupeta, não só pela regra que vc pode controlar o uso, mas o dedo é vivo e faz um movimento dentro da boca que pode ocasionar deformidade do palato da criança assim como prejudicar a formação do céu da boca, do maxilar e da dentição.
    Por estes motivos minha dentista aconselhou, melhor chupeta ortodôntica do que dedo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. o heitor chupa chupeta, às vezes, e só pegou depois de uns dias, qd eu colocava no lugar DOS DEDOS, sim pq ele é exagerado, kkk
    mào é f... todo mundo acha fofo e pega na mão do bebê toda hora, germes e bactérias junto

    qt a amamentar é f... tb. O heitor era bem dorminhoco e o meu leite aguado demorou a se transformar, mas hj tá tudo ok fora as neuras de ter pouco já que o menino fica irritado quando o leite de um lado termina (ele é muito preguiçoso, rs)

    Continue tentando, beba bastante água (eu bebo um copo antes e um copo depois de amamentar, fora os sucos e outros líquidos ao longo do dia) e lembre que quanto mais o baby mama mais estimula. No mais relax, banho morno pra relaxar e se preciso for se feche no quarto com ela pra ter muita tranquilidade (sem ninguém na orelha pentelhando fica mais fácil)
    Boa sorte e beijos millllllll

    ResponderExcluir
  19. Ju, o único jeito é arranjar pra Yasmin uma outra distração que não seja os dedinhos, ou seja, a chupeta! Dica do meu pediatra! Antes a chupeta ortodôntica do que os dedos, que acabam estragando toda a dentição e prejudicando a fala!

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  20. Relaxa, pois meu filho chupou sua chupetinha até 1 ano, aí que um dia eu fui à pediatra de rotina, álias muito rigida, então ela me deu a dica, a criança esta quieta, não precisa dar chupeta, a criança dormiu arranca a chupeta da boquinha, enfim usá-la somente quando necessário, fiz isso, e o meu filho Pedro (6 anos) parou com a chupeta na mesma semana que comecei a fazer isso, e o que é mais legal, é que ele nunca usou o dedo pra repor a falta a chupeta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼