25 de janeiro de 2011

Falando de privacidade - post testamento!

Daí que hoje quero falar sobre privacidade, o que com o advento da internet nós temos cada vez menos, mas por opção própria!
A internet é assim, repercute as coisas na velocidade da luz, e na maioria das vezes nós não temos noção do impacto que isso causa nos outros.
Gosto muito desse espaço, é meu espaço, onde eu tenho liberdade pra falar sobre o que quero, sendo bem déspota mesmo, aqui eu não sou democrática, se bem que uso o bom sendo pra não chatear ninguém, e acredito que todos os blogs são assim, no nosso espaço a gente fala o que bem entende, a hora que quiser. Contanto que isso não prejudique e magoe ninguém, não vejo problema algum.
Eu já tive outro blog antes, em outra fase da vida, e quis começar esse pq estava em outra fase, achei que poderia me dar o direito de ter um diário novo e assim fiz.
Primeiramente surgiu com o intuito de somente registrar os fatos que antecederiam minha gravidez – pq eu achava que ia demorar pra engravidar, isso se engravidasse - mas ai veio a notícia repentinamente e o blog acabou virando um diário sobre minha gestação.
Aqui eu conheci pessoas maravilhosas, pessoas que sei que querem o nosso bem e torcem pela nossa felicidade, porém, quando olho as estatísticas do blog fico um pouco assustada.
Não pensei que teria tanta gente lendo ou passando por aqui, de maio pra cá já foram mais de 21 mil acessos, e poucos comentários.
Não tô chorando por comentários, mas gosto de saber quem passa por aqui, quem acompanha, a quem eu posso humildemente ajudar, enfim, a verdade é que na internet a gente perde totalmente o controle das coisas.
Por um lado se eu quisesse privacidade das duas uma, ou que nem tivesse criado um blog, ou que privatizasse, porém, me nego a privatizar, prefiro deletar minha conta do que privatizar, não gosto de me sentir intimidada, e privatizar pra mim é isso, é se tornar refém das próprias idéias, das próprias palavras em um mundo onde somos livres – mas respeito plenamente quem faz isso, afinal, cada um sabe muito bem onde o sapato aperta.

Aqui, querendo ou não acabo me expondo, mesmo que seja minimamente, mas não me exponho sozinha né?
Exponho meu marido, minha gravidez, minha família dum modo geral, e se por um lado eu não tô nem aí pra essa exposição toda, Pablo não gosta.
Ele lê o blog sempre (beijo amor!), e jamais me criticou por ter dito qualquer coisa que seja, mas sei que ele é reservado e não gosta de exposição de nenhum tipo.
Por um tempo não tivemos orkut e nossa vida era melhor ainda, voltamos com o orkut em conjunto e embora não nos abalemos por pouco, sabemos que algumas pessoas literalmente vigiam nossa vida por ali (mesmo álbuns e scraps sendo trancafiados a sete chaves) e agora pelo blog.

Não, não temos inimigos, mas existem pessoas da minha família que não querem nosso bem, que acompanham nossa vida por lá e por aqui pra saber se estamos bem, se brigamos (que é coisa raríssima, e quando acontece, cinco minutos depois vem um pedido de desculpa) , enfim, pra saber se nossa vida foi pra frente ou está indo pra trás!
Que vem até aqui no blog, pra saber se as coisas da Yasmin são boas ou ruins, se ela tem tudo ou faltam coisas ainda, pra saber quantos quilos engordei, se tô cheia de estrias, essas coisas de gente mesquinha sabe?

Isso na minha família tem mesmo e declaradamente, gente invejosa, com energia negativa (eu posso não crer em Deus, mas acredito no poder do pensamento, afinal, pensamento gera uma carga de energia, e isso é cientificamente comprovado, e na ciência eu acredito), agora, o que me garante que desse tantão de gente que passa aqui só tem gente bem intencionada?
Que mesmo sem me conhecer pode desejar coisas ruins – não digo diretamente do tipo “ai, tomara que o parto dela seja dificílimo e ela morra” (momento exagero), mas alguma mamãe ressentida por ter perdido um bebe recentemente e se pergunte a todo momento “porque ela pode e eu não pude?” e digo isso pq eu já tive esse sentimento - mesmo não me orgulhando nem um pouco - coisas assim, que geram uma energia carregada e que refletirá no plano físico de alguma maneira.

Aí você se pergunta, aonde ela quer chegar ?

Concluindo, eu adoro meu espaço, gosto realmente de todas as garotas daqui, e muitas vezes gostaria de estar perto pra dar um super abraço, mas sei que o mundo não é feito apenas de nuvens azuis, balões de coração cor de rosa e margaridas, portanto, no que puder me privar eu me privarei.
Já não era de postar fotos minhas mostrando meu dia dia, mostrando minha barriga, mostrando as coisas da Yasmin (mas farei um post mostrando o que mais gosto no enxoval dela), mas decidi que não abrirei as portas da minha casa e tornarei pública a nossa intimidade, não vou mostrar o espaço da Yasmin ou o nosso dia dia.
Quando ela nascer mostrarei fotos pra vocês sim, até pq acredito que seria uma super grosseria com muitas meninas não mostrar, mas não farei do blog um álbum de fotos.
Vou nos expor o menos possível.

Tomei essa decisão, porque eu decidi me expor quando criei o blog, mas não perguntei pro Pablo o que ele achava, e a coitadinha da Yasmin não pôde nem opinar se queria ser participante ou não dessa história que muitas acompanham.

É isso meninas, pra algumas pode ser uma tempestade num copo d’água, outras podem entender, mas continuarei com o mesmo posicionamento que sempre tive, usando imagens aleatórias pra ilustrar meus posts,e quando a Yasmin nascer, colocarei fotos sim, mas o menor tanto possível!
O blog não será privado, mas nossas fotos sim, e quem quiser ver que me peça que se eu conhecer mando por email sem problema nenhum, pelo menos assim eu tenho o controle de quem vê.

Espero que entendam o que estou dizendo, porque realmente gosto de vocês e acho que devia uma satisfação quando me cobravam fotos da pança, fotos do quarto, mais fotos nossas, mas a verdade é que não me sentia e não me sinto a vontade me abrindo dessa maneira.

Não sou fake, sou super real, mas acho que em dias como os de hoje, onde a gente não sabe verdadeiramente quem é joio e quem é trigo, todo cuidado é pouco.

Ahh, não tô duvidando do caráter de ninguém, longe de mim isso, mas quem ama cuida, e eu quero cuidar o máximo que puder!

Super beijo e bom finalzinho de terça pra todos

Juu

.

19 comentários:

  1. Ju

    Tá super certa, ainda mais porque o Pablo não gosta e ele é parte fundamental dessa história contada aqui. Gostaria muito de ver fotos da Mimi e dessa família linda quando ela nascer, se vc pudesse mandar por email... Nos falamos há tão pouco tempo e eu já gosto tanto de vcs! :O)

    Ah, coloquei fotos da minha viagem lá no blog!

    Beijo linda!

    ResponderExcluir
  2. Ju, totalmente apoiada!
    gente curiosa e invejosa tem aos montes, mas o q o os olhos n veem o coração n sente! deixa pra la...
    quem n gosta de ver tua felicidade certamente sente amargura, e isso é um momento só dessa pessoa... rs (e coitada dela neh)

    mas passei realmente pra agradecer a força!

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc , pricipalmente por seu marido não gostar tanto .
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. juh, super concordo com vc viu, eu tentei privatizar o blog da Dudinha mas eu preciso de gente me vendo (oi?) e foi ontem, depois de muito tempo que eu postei mais fotos do que o costume, meu marido vive falando das fotos do cerscimento dela e tal, eu bem que entro no design do blog pra deletá-las, mas eu não consigo, não sei se sou a unica, mas entro do blog pra visualizá- lo sempre e amo ver as fotos dela enfeitando a página.. sei que é exposição ao extremo, sei que pode acontecer inumeras coisas com essas fotos, mas tento acreditar que pessoas más passarão bem longe do meu blog!!
    bjão

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo plenamente com vc.
    Eu ja tive problemas, por conta de fotos do VH, eu não tenho contato com a familia dele por parte do pai, e ja teve vezes de roubarem foto do meu filho, depois disso bloqueie todas as fotos.
    So posto mesmo no blog, pq ninguem sabe que eu tenho.
    Realmente proteja sua familia o maximo que puder, e a melhor coisa que vc pode fazer.
    Bjaum...

    ResponderExcluir
  6. Oi Júlia, vc está super certa... eu optei por ter um blog privatizado e não me arrependo... ali estou escrevendo a história de vida do Pedro... algo nosso, algo meu (minha gravidez) e só 25 meninas tem acesso... as que realmente eu sentia que gostavam e gostam de nós... ali conheci muitas pessoas legais...
    Mas se fosse público com certeza NÃO psoatria fotos nossas...
    Super beijo

    ResponderExcluir
  7. Estranho nos blogs é q essa coisa de privatizar ou de privacidade pipoca em varios blogs de uma só vez. Parece até q a gente ta lendo o mesmo blog centenas de vezes. Essa semana esse é o terceiro com esse tipo de post.
    MAs como vc disse, cada um sabe onde o sapato aperta.
    Se vc tomou a decisão de se proteger vc tem suas razoes e ta apoiadissima. Eu mesma não vou ficar postando fotos do meu filho a todo tempo qndo ele nascer. claro q vou postar algumas pq tbm acho injusto com as meninas q me acompanham.
    Nem fotos do enchoval eu postei, apesar de não achar nada demais mostrar, preferi não mostrar pq não achei tão interessante assim rsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. Esta semana eu li, não lembro se foi na Crescer, Pais e Filhos ou similar, que a gente expõe demais os nossos filhos, mas como você mesma disse eu acho que vai mais além. A gente expõe demais a nossa vida e nem todo mundo que lê nossos blogs está aqui por carinho, amor ou cuidado.
    Para ter privacidade precisamos nos privar... infelizmente

    ResponderExcluir
  9. Tá certíssima Ju!
    Eu tenho esse tipo de medo também, tanto que nem foto dos meus dogs (que eu amo mais que tudo!) eu gosto de postar.
    Me expor, tudo bem, opção minha (ainda assim, muito pouco), mas expor família, marido, filhos, cãezinhos..sei lá, não gosto.
    É como vc disse, nem todo mundo nos olha com o carinho e entedimento que gostaríamos, às vezes a pessoa está num mau momento ou qq coisa assim, então, melhor evitar, né?

    beijos lindona!

    PS.: A saga continua, nada chegou, nem a monstruosa! hahaha

    ResponderExcluir
  10. Ta mto certa, Ju. Eu to considerando ir mais alem, e pricatizar sim o blog, qdo o pequeno nascer. As vezes eu vejo nas estatisticas o link de buscas, e caio bem na foto dele do US. Ate me arrepio!
    Eu era um pouco romantica, achava q quem entrava aqui era gente do bem, mamaes q queriam saber mais, ou pessoas curiosas como eu, q querem conhecer outras pessoas.. mas nao eh assim nao!

    Enfim, desse ou daquele jeito, vc ja tem meu email pq fotos da Yasmin eu exijo, hein??

    Beijao!

    ResponderExcluir
  11. É Ju...

    Realmente a gente se expõe a as vezes fica com receio pq afinal a gente não sabe direito quem e quais as intenções de quem passa por aqui...então faça da maneira como achar mais correto!!!

    Obrigada pelo carinho...estamos bem...hj eu postei!!

    BJS!

    ResponderExcluir
  12. Acho que todas as blogueiras passam por essas dúvidas.
    Fica difícil falar da gente sem falar da nossa família, e aí... pena que sua família seja como vc falou.
    Mas tbm sei da minha família quem é fogo, e por isso decidi não contar a ninguém de lá sobre meu blog, e por fim achei até bom o endereço ficar como ficou, por que assim nem todo mundo me encontra fácil.
    Quando entrei no seu blog, achei estranho e pensei "nossa, mas ela não tem fotos", mas logo depois comecei a pensar "mas realmente, isso é um blog, todo mundo que entrar vê, não é orkut que dá pra escolher quem vê ou não".
    Li tbm algumas matérias sobre exposição de filhos e tralala, mas achei que fizeram as mães parecerem ruins por expor seus babies, mas na verdade acho que a mãe é que decide, se Deus (ou a mãe natureza ou quem for) confio em vc pra ter esse presentinho, Ele tbm te dá o poder de escolha sobre tudo isso. Aí vai de mãe pra mãe...

    ResponderExcluir
  13. OI JU,

    Bom, eu sou a DÊ, mamãe de primeira, que te acompanho há um tempinho. Quase não comento, mas é por pura falta de tempo. Adoro seu blog e gostaria muito que ele continuasse do jeitinho delicado que é. MAs você é quem sabe o que é melhor, né?

    Um beijo enrome em vcs três!

    ResponderExcluir
  14. Ju, entendo seu lado! Eu sempre passo por aqui pois vc está linkada como favoritos lá no Blog Grãozinho de Bico, pois sou amiga da Lu, e sempre que passo por lá e vejo updates aqui, venho ler a sua história aqui tb!
    Adorei a sua história de como conheceu seu marido, ficava esperando os capítulos novos, e entendo bem essa privacidade.
    Meu marido é bem reservado tb, e eu não tenho blog justamente por isso, Pois sei que indiretamente, ele acabaria sendo exposto (mesmo q não colocasse fotos) e desgastaria a nossa relação desnecessariamente.
    Entendo seu desejo de privacidade e aplaudo a sua decisão.
    Concordo plenamente com tudo q vc disse sobre privatizar um blog!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ju, não estou postando porque estou desanimada... e a maior parte do tempo estou procurando emprego/arrumando casa/vendo filmes e distraindo a cabeça... mas essa de procurar, procurar e nem uma entrevistinha de emprego, deixa a gente chateado mesmo... Aí eu tentei escrever, vi que só ia reclamar e acabei desistindo de postar... rs
    Estou querendo dar um pulo aí na sua cidade, mesmo sem saber andar por aí. Tem alguma avenida por aí com muitas agências de RH?
    Hoje vou colar grau, estou decidindo se parto pra uma pós, mas o marido não está apoiando... além de hoje ser nossas bodas de couro...
    Que legal que vocês estudam juntos...
    E o curso, como vc tá? Conheci uma menina que fazia enfermagem aqui uns tempos atrás. Ela me disse que na enfermagem sempre tem uma gravidinha, que todo ano é uma diferente, mas tá todo mundo com medo na sala dela, porque ainda não sabem quem será a mamãe de 2011, e é o último ano deles...rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju,

    andei meio sumida, é correria com feriado...rs, mas estamos ótimas e vcs como estão?

    Nossa esse assunto é mesmo complicado e delicado, eu mesma penso muito sobre as fotos que coloco, acabo colocando fotos para meus familiares que não vê sempre a Duda matem um pouco a saudade, mas é complicado.

    Não queria privatizar, por que acho que perde um pouco o sentido do que eu me propus afazer, por enquanto estou levando assim, e tomando cuidado para não expor demais minha familia.

    Bjão em vc e na Jasmin

    ResponderExcluir
  17. Ju, Entendo você, mesmo porque cada uma de nós expõe e posta aquilo que julgamos interessante/necessário, são nossas escolhas para o cantinho que criamos.

    Fico receosa de postar certas coisas, mas este blog que tenho manterei até o nescimento da Bella, não sei se terá continuidade. Quero guardá-lo para relembrar depois.

    Percebi que vc não gosta de se expor, foi difícil te convencer a colocar uma fotinho no blog!

    E ainda não li a sua história e do Pablo, quero voltar aqui pra ler.

    bjooooo!

    ResponderExcluir
  18. É Ju cada um cada um ne? Eu apoio a sua decisao. Mas eu acho que quando a minha Yasmin nascer eu vou querer mostrar ela para todo mundo rs. Meu peito vai encher de orgulho e nao vou me conter! Talvez morar fora do Brasil e te rum blog com um publico brasileiro maior me da uma certa liberdade ou segurança, nao sei se eu estou certa ou não rs. Ou talvez eu seja mais exibicionista rs Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Ju, super concordo com esse post, mas vou fazer comentários sobre os outros ta?
    Como assim mulher vc vai viajar e não leva um tênis?? So saltão? Ta doida hehehe E o amor era tanto que até o dinheiro vc esqueceu rs... juro que ri alto aqui, desculpa ta?
    Mas preciso dizer que quando é para ser, nada pode impedir, e esse amor estava mesmo escrito rs... Não dava para fugir!!
    Deus abençoe mil vezes mais, e que com a chegada da princesa Yasmin esse amor se complete!
    Amo sua vida!
    beijooos

    Ps: Não deu p ir no banco essa semana, estou bem doente e não consegui ninguem q fosse p mim, mas vou dar um jeito de ir semana q vem!! Estou doida para ver meu lay no lugar rs...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼