15 de dezembro de 2010

Medos e receios de uma mãe de 1ª viagem ...


Daí que o tempo vai passando rápido demais e agora percebi que estou com sete meses de gestação.
Isso significa que minha princesinha chega daqui aproximadamente dois meses – e como o tempo voa!
Nesses momentos em que o tempo literalmente voa eu paro e me pergunto um monte de coisas, mas uma infinidade de coisas mesmo.
Não tenho medo das coisas, mas diversos receios, acho que tudo que é novo na vida da gente faz com que o coração fique pulsando mais aceleradinho, meus receios podem virar até lista de tantos que são, vamos lá:

- Derrubar a Yasmin
Sou um pouco desastrada, as coisas caem da minha mão com uma facilidade incrível, podem me chamar um milhão de vezes que se estou desligada não ouço – antes da gravidez era assim, agora tá pior ainda...
Bebês são tão molinhos, tão delicados, temos que cuidar deles com tanto cuidado que eu MORRO de medo de derrubar a Yasmin, de me descuidar meio segundinho e plofff a menina cair no chão.
Acho que nunca me perdoarei se acontecer um negócio desse, eu surto!

- Dar banho
Taí um negócio que me gela a espinha, o banho do nenê!
Aqui é o mesmo princípio do medo de derrubá-la, tão molinha, tão delicada... aquela pele tão lisinha que tenho medo que escorregue.
O banho no balde parece uma ótima alternativa pra eu que morro de medo de banho na banheira, mas como lavar um bebê no balde ?
Até pq o banho de balde é mais pra ela relaxar né, logo, não tem como fugir do banho na banheira.
Gosto da idéia de dar banho nela no chuveiro, Super Marido segura ela embaixo do chuveiro enquanto eu lavo e depois levo pro quarto pra enxugar e tudo mais, mas não dá pra ser todo dia né? Afinal alguém nessa casa trabalha, e no caso é ele!
Minha mãe disse que quer dar banho nela, e de verdade, acho que nos primeiros dias ou enquanto eu estiver super insegura só vou observar minha mãe banhando a pequetita.

- Não dar conta do recado
É, andar com um bebê dentro da barriga onde ele está seguro, quentinho, sem fome e totalmente protegido é muito mais fácil do que quando ele tá aqui fora, dependendo da gente pra tudo e principalmente pra sobreviver.
Sempre tem aquelas pessoas que chegam e dizem que é pra curtir enquanto tá dentro da barriga pq depois que sair a coisa é mais difícil.
Concordo que não deva ser fácil, mas as pessoas falam de uma maneira como se cuidar de um bebê fosse um bicho de sete cabeças, que mãe de primeira viagem sofre por não ter experiência nenhuma com criança e que tem que rebolar muito pra dar conta do recado.
Tá deve ser difícil, mas não impossível como alguns dizem, e as pessoas ainda tem o “bom senso” de contar aqueles casos super legais que aconteceram com a prima da costureira da vizinha da tia avó em que a mãe de primeira viagem descuidou do bebê e aconteceram diversas atrocidades com ele, e pra finalizar falam que só tão contando a nível de conhecimento, que nada disso vai acontecer com a gente ... ai que ódio que eu sinto quando ouço dessas

- Marie
Não tenho medo que a Marie morda a Yasmin, avance nem nada disso, tô preparando ela desde já, converso, mostro as roupinhas e até coloquei ela dentro do carrinho da neném pra ela ver como é e dei uma voltinha pela sala de casa (parece coisa de gente doida, mas é o meu jeito de lidar com ela e mostrar que vai vir mudança por aí, e acho que ela entende).
Meu medo é que ela fique depressivinha, que a atenção que continuaremos a dar pra ela não seja suficiente.
Sei que ela vai sentir o impacto da chegada da bebê, afinal, a casa é dela, somos dela, mas quero amenizar isso pra que ela não sinta tanto.
Sei que meu amor e meu carinho nunca vão diminuir, mas o amor da vida dela é o Pablo, e não sei se ele vai saber dividir a atenção dele entre as duas, e meu medo é que ela sinta essa diferença e fique doentinha ou se revolte e destrua a casa.

- Amamentar
Já fiz um post sobre isso, mas amamentar também me dá medo.
Medo de não conseguir e desistir pela dor, medo de uma infinidade de coisas que podem fazer a amamentação não dar certo.
Sei que o que manda é ter força de vontade, mas tenho medo de não ter força de vontade por mais que queira.

- Parto
O parto antes era algo que me dava um super medo, agora dá um medinho só, mas ainda tenho medo e fico indecisa sobre que tipo escolher caso eu tenha boas condições de saúde que me permitam isso.
Mas deixa isso pra um capítulo mais adiante.



Sei que darei conta de tudo isso que mencionei acima, mas é tudo novidade pra mim, então tenho que esperar pra ver como lidarei com a situação.
Espero tirar de letra e tenho certeza que com um pouco de esforço eu e Pablo seremos os melhores pais que a Yasmin poderia ter, mas que dá medo isso dá, é muita mudança em tão pouco tempo.
Tô ansiosa pra chegada dela, pra conhecê-la, pra pegar no colo, pra provar do mais puro e verdadeiro amor, mas enquanto grande dia não chega ... o que me resta é esperar!

E vocês, tem medo de que ???

Beijos à todas

Mommy Juu – com a ansiedade batendo na portinha do coração
.

20 comentários:

  1. Owww amiga mais linda!!! Esses medos mais que normais desaparecem assim que você segurar sua boneca pela primeira vez... Você faz as coisas por instinto... porcheiro sabe... tipo coisa animal mesmo... kkk... qualquer barulhinho vc desperta... pode ser um simples respirar mais forte... fora as vezes que vc vai acordar sozinha pra ver se ela respira... quase toda mãe faz isso... kkkk

    Qto ao banho tenho uma diquinha mara e vou postar lá no blog... é o banho humanizado... Já ouviu falar?? Por alto é uma técnica que você embrulha o baby peladinho numa fraldinha e o coloca nos braços assim na banheira... aos pouquinhos vai tirando a fraldinha... o nene fica bem calminho... e fica mais fácil pra dar o banho... Léo chegava a dormir...

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Eu tenhos os mesmos medos q vc... sem tirar nem por... deve ser coisa de mãe de primeira viagem né... kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Super normal esses medos! O banho mais seguro, acredite, é na banheira! Seu marido pode segurar a yasmin e vc só lavar! Aqui em casa é assim até hj!

    ResponderExcluir
  4. Os medos são comuns, mas confie mais em você e no seu instinto materno!
    Olha só que engraçado, você confia que seu animalzinho não fará mal nenhum a sua filhinha, mas não confia em você! A gente pode nunca ter chegado perto de um bebê antes, mas quando chega o nosso parece que nascemos para ser mãe! É uma coisa muito louca e maravilhosa!
    Tenha calma que tudo dará certo.
    Abraço,
    Priscila.

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida!

    Acho que esses medos fazem parte da nossa vida - as mães de primeira viagem! Não tem jeito!

    Eu tenho medo de não ter leite o suficiente ou de não saber amamentar. Medo que algo dê errado na hora do parto. E muito, muito medo de ver ela engasgando e não conseguir desafogar (comprei até um aspirador nasal, sabe?)!

    Olha, amiga, só o que posso te dizer é que o banho na banheira é super tranquilo. Dei muitos em RNs no estágio da maternidade e é fácil mesmo. Depois do 2º banho eu já havia pego o jeito. Era só passar a mão por baixo das costinhas e segurar o bracinho - daí com a outra mão a gente lava! O balde não acho muito seguro enquanto eles são tão molinhos. Já até vi umas mães dando banho assim. Com uma mão seguravam o pescocinho e com a outra lavavam... mas acho que o risco de o bebê afundar é grande! Eu não arrisco!

    Querida, vamos pensar que nosso instinto vai nos guiar! Vai dar tudo certo!

    Mas que ficamos ansiosas, isso ficamos! rss

    Um beijo grande nas duas!

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse medos são altamente normais!! Mas o único que eu creio que não terei é do banho rs... dei taaaato banho em bebezinhos na minha vida, muitos meeesmo! Ja estou calejada, nos estágios vc não da?? Claro que com seu bebe deve ser diferente, rolar uma insegurança maior e tals.
    Estamos nos desencontrando no msn, ou vc que não esta entrando tanto mais?
    beijocas enormes em vc e na barriguinha de Yasmin!

    ResponderExcluir
  7. JUUU,

    Fica tranquila na hora do vamos ver sai tudo certinho... Eu morria de medo de dar banho na Dudinha, mas o primeiro banho em casa fui eu que dei, fui na cara e coragem e deu tudo certo, hoje dou banho nela sozinha no chuveiro numa boa, só preciso da ajuda do marido para secar (e olha que esse tipo de banho ele que tem medo...)

    Deixar ela cair não vai, é sua filha você mais do que ninguem sabe como segura, como ela fica bem, calminha...

    A primeira semana não é facil, mas nada que uma respirada fundo, e ver aquela carinha de tranquilidade e cumplicidade que fazem para a gente não resolva...e assim o tempo passa voando, Dudinha já esta com um mês...

    A amamentação é complicado, tem que insistir, eu digo não pela dor, mas por que a Duda insiste em não sugar direito,tem preguiça, aí não engorda o suficiente, o que me deixa mais preocupada...mas tudo vai se acertando, elas vão crescendo e aprendendo com a gente...

    Quando nasce uma filha nasce uma mãe, não é o que dizem...rs

    Bjão em vc e na Yasmin

    ResponderExcluir
  8. Ju, lindona... fique tranquila, todos esses receios são normais. Acho que toda grávida de primeira viagem passa por isso. Eu tive todos também, e vou te falar, realmente não dei conta da amamentação, não tive força de vontade, mas cada caso é um caso. Tem mulheres que não sentem absolutamente nada. Vai que você é uma dessas!!! Tb tive medo do banho e quem deu o primeiro foi o Afonso e minha mãe, mas quer saber de uma coisa? Parece que a gente já sabe de tudo quando eles nascem, é instantâneo todo e qualquer ato com nossos bebês. Você vai ver... Mas, fique tranquila, você vai dar conta do recado sim...rs.

    Beijokass!!!!

    ResponderExcluir
  9. Julinha querida, o tempo não passa, ele voa! rrsrsrsr Daqui a poquinho vc vai estar com a Yasmin nos braços! Quanto a medos, acho que é bem normal, afinal ter um bebê e ser 100% responsável por ele não deve ser fácil não! Mas tenho certeza de que vc dá conta!
    O meu medo, quando tiver o meu milagrinho, é de cortar as unhas, tão pequeninas, tenho medo de cortar mais do que devia...rsrrss
    Bjokassss amore!

    ResponderExcluir
  10. Ai linda, tbm tenho os mesmos medos. Mas se eu puder, quero dar o primeiro banho do meu filho.

    ResponderExcluir
  11. Ju,

    Muito pertinente este assunto, pois não creio que mamães de primeira viagem não possuam esses medos...
    Eu também os tenho, com maior ou menor intensidade, e acredito que conforme a gravidez vai avançando os medos vão modificando neh? No teu caso o medo do parto, que mudou um pouquinho.

    E como o tempo passa neh!
    Será que a Yasmin virá no meu aniversário (15/02), quem sabe neh! Bom, pelo visto será aquariana...

    Eu sinceramente tenho muito medo da alimentação (tanto amamentação quanto arrotos, e depois as papinhas e as mamadeiras...). Tenho medo do bebê se engasgar, ter má digestão, acho isso super complicado e difícil.
    Mas é como vc também disse neh, temos nossos medos mas vamos dar cota, vamos superá-los!

    Quanto ao amigo secreto, é a Thyallen que está promovendo em seu blog: http://thyallen.blogspot.com/2010/12/pra-quem-tem-duvidas-do-amigo-secreto.html


    bjo, bjo, bjo!

    ResponderExcluir
  12. Medo!!!! Eu tbm tenho!!! Acho que mei maior medo é deixar a Maria Julia cair! Pq desastrada é pouco pra me descrever! Medo de não dar conta, de não entender o que ela precisa, nossa, choro de pensar nisso, sério, sou melodramática de mais!!
    Mas olha, qnto ao comentário do povo, estava falando ontem com Maridex sobre isso, povinho gosta de tocar o terror!!! A minha resposta é sempre a mesma, se fosse assim, tão terrivel, a humanidade teria desaparacido da terra faz tempo.
    Amiga, sei que vamos dar conta, mas acho que só qndo as coisas acontecerem é que vamos ver como é, e ter o blog, para trocar experiências ajuda muuuuito!

    Bjinhossss ansiosos da mamãe da Maria Julia

    ResponderExcluir
  13. Amiga, fica tranquila!!! Tenho certeza que tudo dará certo! o banho eu acho q vc provavelmente já sabe, existem banheiras que vem com apoio anti-derrapante! é ótimo reduz a probabilidade do bebê cair a 1%!
    Vc vai ser uma ótima mãe!! heuheu eu tb tenho essas nóias amiga, mas eu sei q vai dar tudo certo! beijooo fiquem com Deus meninas

    ResponderExcluir
  14. Oie flor boa tarde...
    Olha vi lá no bloguinho da claudinha leite o Preparando-se para a chegada que vc se interessou pelo amigo secreto...
    Eu sou a moderadora estou cuidando de tudo vai lá no meu blog e dá uma olhada, tem que seguir as regrinhas viu rsrsrsrsrsrs

    Beijos Tô Esperando sua Visita

    ResponderExcluir
  15. Ai, Ju, eu também tenho PÂNICOOOOOO de derrubar o nenê... hahahahaha... mas o pior, pânico do Ariel derrubar, pq ele tem mania de jogar bebê pro alto, eu ODEIO isso, já imagino o barulho da cabecinha estalando no chão... afff, pesadeeeelo!!!

    Te mandei os arquivos, vc viu?
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  16. Juju querida-ida-ida! rsrsrs

    É, tô meio descontrolada...!

    Eu compartilho de to-dos esses medos que vc citou, e acho que só tendo o seu milagre no colo que vc realmente vc vai saber como é, de fato, viver tudo isso!

    Mas acredito muito no nosso instinto materno, então acho que por mais que quebremos a caxola por antecipação, na hora é tudo diferente, e pra melhor!

    Certeza de que vc fará tudo da melhor maneira!!

    Beijos linda!!

    ResponderExcluir
  17. Juju querida-ida-ida! rsrsrs

    É, tô meio descontrolada...!

    Eu compartilho de to-dos esses medos que vc citou, e acho que só tendo o seu milagre no colo que vc realmente vc vai saber como é, de fato, viver tudo isso!

    Mas acredito muito no nosso instinto materno, então acho que por mais que quebremos a caxola por antecipação, na hora é tudo diferente, e pra melhor!

    Certeza de que vc fará tudo da melhor maneira!!

    Beijos linda!!

    ResponderExcluir
  18. PS.: As ilustrações dos seus posts são sempre lindas!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. well, eu do alto do meu 1 mês e 1 dia de experiência de maternidade vou palpitar

    1- pode ser que você não tenha de esperar 2 meses pra ela chegar, entonces vai arrumando as coisas aí (mala etc)

    2- derrubar: eu tb tinha e ainda tenho esse medinho, principalmente quando vou dar de mamar de madrugada, porque a coisa não leva menos do que 20 minutos e com sono... já viu, né?

    3- banho: eu mesma dou banho no Heitor desde o primeiro dia que ele voltou pra casa. Fiz cesárea e isso, ao menos pra mim, não fez a menor diferença. O segredo é pouco sabão e se possível fazer a aulinha no hospital. Eu fiz no terceiro dia de vida do Heitor.

    3- balde: é bom, mas é mais relaxante que banho de verdade

    4- chuveiro: acho que escorrega mais e dá mais trabalho

    5- dar conta do recado: eu sou super atrapalhada e enrolada e tals, mas dou conta do recado e não sou nenhuma super mulher

    6- Marie: minha prima preparou a cachorrinha dela dando umas fraldas sujas pro dog "brincar" e cheirar

    7- Paciência e calma: palavras-chave pra amamentar, dar banho, dar conta e não matar ninguém sempre que dão "super conselhos" pra você. Ouça, absorva o que for interessante e joga o resto no lixo pra não ocupar espaço na "cachola" kkk

    8- O ruim e o pior não tem limite: não esquenta porque "nada está tão ruim que não possa ficar pior". Tem o medo de o bebê sufocar, engasgar, morrer dormindo etc etc etc. Mãe é ter culpa, é ser culpada, é se sentir sempre em falta com o pequeno. Ser mãe é uma delícia, mas você sempre acha que poderia ter feito melhor.

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju temos os mesmos medos entao! Fora a Marie logico! Acho que estes medos sao os mais comuns em gravidas e maes! E logico a culpa nasce qdo nasce uma mae! Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼