14 de novembro de 2010

Lavando as roupinhas ... já ?

Daí que fazendo a contagem de tudo que dona Yasmin tem cheguei a conclusão que são coisas demais, muitas roupinhas, muitas meiinhas, muitos sapatos (siim, minha filha já vai sair da barriga maníaca por sapatos), várias mantas, edredons e cobertores e mais uma infinidade de coisas miudinhas.
Aíi to eu aqui pensando com meus botões que uma hora terei que lavar e passar tudo isso pra não dar alergia na bonequinha quando ela for usar, mas tenho infinitas dúvidas e poucas respostas.
Entrarei no sexto mês de gestação agora em novembro, não será cedo demais pra começar a pensar nisso ?
Usar sabão de côco ou aquele Omo infantil?
E o amaciante, posso usar? Se sim, qual é o melhor?
O que deve ser lavado? As roupinhas, meinhas, sapatinhos de lã e tudo mais que ela for vestir eu sei que devem ser lavados, mas e os edredons, cobertores e mantas?
O cheirinho de limpo vai durar até ela nascer?
Posso colocar saches nas gavetas?
E as peças que ela usará na maternidade, depois de lavadas já vão pra malinha dela?

Pode parecer neurose da minha parte, mas não é, não posso ficar ocupando o tempo da minha mãe, irmã, marido com coisas que eu mesma terei que resolver, e outra coisa, roupas de bebê são peças pequenininhas e delicadas, looogo, exigem um tempo maior de dedicação na hora de lavar e passar, e vamô combinar nesse calor ficar grudada no ferro de passar roupa não é a atividade mais atrativa do mundo, mas deve ser feita, portanto quero aproveitar enquanto não tô com a barriga infinita de grande e começar o quanto antes, até pq já estou cansando de ficar muito tempo em pé, imagina com oito meses se for deixar td pra ultima hora ?
Imaginem se a mocinha for apressada e quiser dar o ar da graça ao mundo antes do esperado?
Vou dançar bonito né, pq não terei nada pronto‼
Entao, não é pressa, nem neurose, é ser precavida.
Mas será que estou sendo precavida demais antes do tempo ?

São muitas dúvidas viu...

E vocês flores do meu jardim, como andam esses preparativos pra chegada dos príncipes e princesas, também estão pensando nisso ou já estão com a mão na massa ?

Boa semana pra todas

Com amor

Mommy Juu – com mais dúvidas do que respostas
.

22 comentários:

  1. Ju! 6 meses hj hein!!!
    e amanhã 100 dias...contagem regressiva...
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!!
    Saudades de passar por aqui com calma rs... Sobre as roupinhas eu acho que vc pode começar a lavar sim, só que provavelmente o cheirinho gostoso de roupinhas lavadas não vai durar. então se conseguir espere mais um pouco. Lave primeiro as mantas e cobertores e embale. Eu costumo usar sabão de coco, mas acho que o omo infantil é mais cheirosinho. E até onde sei não tem contra indicação. Minha experiência é como baba, então melhor esperar as respostas das mamães de verdade neh =)
    Beijocas enormes em vc e na barrigona♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, meu baby nasce amanhã (eu acho, vai que ele resolve adiantar e nascer ainda hoje? rs). Eu esperei chegar ao sétimo mês pra começar a lavar as coisinhas pq junta poeira e o povo vem visitar a gente e quer colocar a mão em tudo, daí vira trabalho perdido, né?
    Eu lavei quase tudo na máquina, lavagem curta e simples, sabão de coco líquido ou em pó, só lavei na mão as roupinhas de lã ou linha. Usei bem pouco sabão pra não deixar cheiro mesmo, pq? Pra não causar alergia. Bebês já são super sensíveis e pra ajudar o pai dele e eu sofremos de rinite, então é bom prevenir.
    Meu pai (sim, ele passa roupa) e minha mãe ajudaram a passar tudinho, eu acho essa a parte mais chata. Lavei só as roupas menores, as maiores deixei pra ir lavando conforme a necessidade, mesmo porque não teria lugar nas gavetas.
    Amaciante, até onde eu sei não pode pq todos tem cheirinho, mas aí vai de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Ps1: perfumes no baby só mais tarde e nunca diretamente na pele, apenas um pouco nas roupas e longe do rosto.

    Ps2: lenços umedecidos no começo só em caso de urgência fora de casa porque o melhor mesmo é algodão e água morna pra não dar alergia, pois a pele é bastante sensível nos primeiros meses.

    Ps3: estou só repassando o que me passaram e que eu pretendo seguir, rs*

    bjks e até a volta
    fui...

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava grávida eu fiz um post sobre a lavagem de roupas do bebê acho que pode ser útil pra vc:

    http://agorasomos6.blogspot.com/2010/05/lavando-as-roupas-do-bebe.html

    Resumindo: lavei na máquina, com Ola bebê. Lavei tudo! De meias a edredons! A única coisa que não lavei foi o kit berço.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ju querida!
    Nossa, acho que passar roupa é a pior parte né? Vc está certa de já ir adiantando, aí guarda dentro de saquinhos e fica tudo cherosinho esperando pela Yasmin!
    Obrigada pelo carinho, sempre!
    Bjinhosss pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Julia!! Falou tudo!

    Quando eu comecei a falar de filmes de terror eu já pensei... pronto!
    É agora que ninguém vai comentar o post. Ainda mais que parte do meu público tem sido moças noivas/grávidas e aí temos muitas mocinhas que não querem saber de terror. Mas vc me surpreendeu! Você gosta de terror...
    Também me tornei meio cagona com o tempo... hoje em dia acho que por valorizar mais a vida, tenho mais medo de filmes que envolvem morte entende?
    Realmente, a história do Supernatural tá aquela coisa de "hummm como podemos prolongar essa história que nos dá tanta audiência??". Aí os caras resolveram escrever o roteiro em mesa de bar, porque realmente a história tá meio pirada. Quando eu vi o Castiel pela primeira vez, pensei "pronto. agora vão ser os 3 em vez de só os 2". Ainda bem que não foi. Também gosto muito do Sam, acho que se esbarasse com os 2 ia mais com a cara dele de primeira, mas o Dean é fogo porque tem pegada né... rsrsrs
    Acho que eu pareço com o Sam, mas gostaria de ter um Dean pra mim. Por falar nisso, você já ouviu falar que o Dean é um arcanjo?? Alguém me disse isso e até agora tô desconfiada. Afinal, ele tem corpo fechado demais né? Mesmo da morte ele dá um jeito de voltar.... tem coisa aí!

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkk
    Amiga, eu tô chegando aos 5 ainda e já comprei o lava roupas líquido próprio para bebês e tb o amaciante. Ele é do mesmo fabricante do Coquel, sabão de coco em pó muito usado para lavar roupas de bebê, mas eu preferi o lava roupas líquido. Achei um cheirinho suave, gostoso e é demartologicamente testado, feito especialmente para roupas de bebês.
    Dá uma olhada aqui:
    http://www.kmcasa.com.br/KM/fla_site/km.htm
    Vê se vc acha por aí.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oi Júlia...

    Menina, eu comecei a lavar as roupinhs do Pedro qdo estava com 25 semanas (outubro do ano passado)... lavei TUDO, passei, enrolei numa toalha de banho limpinha pq eu AINDA tinha a mudança que foi um mês antes do Pedro nascer...

    Eu segui as dicas de uma amiga q tinha bebê... lavei TUDO com sabão liquido proprio p/ bebê (tem nos meus arquivos de dezembro) hj AINDA uso o liquido p/ o Pedro... qdo a roupinha não esta muuuuuuuito suja (pq ele ama terra, grama, chão) e o liquido na minha opinião não tem o PODER de limapar como o nosso bom OMO...
    Tb eu tinha lavado as minhas roupas p/ levar p/ o hospital (pijama, camisola, "calçolão".. sutiens...) em dezembro eu arrumei a malinha e junto coloquei um sabonetinho de bebê e ficou tudo bem cheirinho bem gostoso até o dia 29 de janeiro... rsrs

    Já as fraldas de pano p/ boquinha eu lavei como sabão de coco "normal".... e até hj lavo com esse...

    Super beijo

    ResponderExcluir
  10. Ai que legal!
    Eu comprei sabao proprio pra roupa de bebe, mas ainda nao comecei a lavar.
    Sera que pode lavar tao cedo assim? Nao vai juntar poeira depois?
    #maeneurotica haha
    bejus, poe fotinhas das roupinhas dela!

    ResponderExcluir
  11. Eu só tô esperando o Ariel acabar de pintar o quartinho do nene (ele começou sábado mas a tinta q compramos é mais escura do q queremos, então vai ter q pintar de novo), a cômoda dele chegar e já começo! Vou comprar sabão e amaciante próprios pra bebê (aí não tem amaciante?) e mandar bala. Mas acho q não vou passar não! Precisa mesmo? Talvez só as roupinhas de sair, mas ai passo na hora q ele for usar, as de ficar em casa eu não passo não!

    Sabe o q eu acho q vou fazer? Tem aqueles sacos a vácuo, q vc poe as coisas, depois fecha e tira todo o ar com aspirador, sabe? Vou lavar todas as roupinhas e as q forem maiorzinhas eu vou por nesses sacos, assim não pega pó nenhum e mantém limpinho. Não sei qto custa aí, aqui eles custam uns 15 reais um saco q cabe MUITA roupinha de bebê!

    Não vejo a hora de arrumar as gavetinhas dele...

    ResponderExcluir
  12. Oi queridaaaa!

    Então, eu comecei a lavar as roupinhas do Vicente com 32 semanas de gravidez. Sinceramente, foi muito tarde! Eu já estava muito pesada e com dores nas costas, o resultado é que a mãe teve que terminar de lavar por mim, pq eu chorava de dor.

    Eu acho que não é cedo pra lavar não, até pq, vai aos pouquinhos! Lava roupas de cama num dia, roupas de banho no outro, vai lavando as roupinhas (até pq amiga, ela ainda vai ganhar muita coisa até nascer e essas coisas terão que ser lavadas tbm né).

    Sobre o sabão, EU lavei com sabão de coco. O OMO já me dá alergia normalmente, o infantil deve ser um pouco menos agressivo mas não deixa de ser. Enfim, acho muita química. Tem o OLA bebê, mas eu só comecei a usar depois do terceiro mês.
    O sabãozinho de coco deixa um cheirinho tão gostosinho nas roupas, eu adorava! Bem suave!

    Eu até hoje não uso amaciante nas roupas do Vicente. Mas sei lá, tem amaciantes específicos pra bebê, mas eu acho que é melhor esperar um pouco. A pele deles é super sensível, vai que dá alergia?

    Eu lavei tudinho, TUDO mesmo. Roupas, meias, sapatinhos, edredons, mantas, cobertores, cueiros, fraldinhas, paninhos, protetor de berço, toalhas, lençois. Sabe-se lá por onde andaram essas coisas dentro das lojas...

    Se você guardar tudo nas cômodas bem passadinho, o cheirinho dura sim! Tem roupinhas maiores que eu vou pegar no guarda roupa (que eu laei com sete meses de gravidez) e ainda tem o cheirinho!

    Eu coloquei sachet nas gavetas, mas com cheirinho suave.

    E sim, as roupinhas lavadas foram direto pros saquinhos ziplock já como as troquinhas completas (body, calça, meia, fralda, macacão e paninho de boca. Fiz seis trocas, mas foi um exagero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ju, normal essas dúvidas todas, você não faz a menor idéia de como sua vida vai mudar. Lava todas as roupas sim, e coloca nas gavetas e evita de ficar abrindo muito (sim eu sei que dá ansiedade e a gente fica abrindo toda hora). Sobre os sabões, o OMO Baby saiu de linha, quase chorei de tristeza! Agora só uso sabão de côco em pó, acho que o líquido desperdiça demais.
    Ela vai nascer no verãozão, deixa pouca coisa de lã que você não vai usar, mesmo que seja pequenininha.
    Não acho que roupa de bebê precise de dedicação especial não, aqui em casa vai tudo pra máquina, com excessão de uma ou outra peça mais bonitinha ou aquela especial feita pela vovó ou pela bisa (como foi aqui em casa).
    Me diz qual seu email que a gente conversa mais por lá, fico com medo dos caracteres acabarem. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Flor, eu lavei tudo da Duda, roupas, meias, kit berço (o meu tem como tirar o enchimento), tudo!! As roupinhas e meias eu lavei na mão (hoje lavaria na máquina tbm, só uma batida de leve se não estraga) com sabão de coco e não passei amaciante, fraldas, toalhas, mantas, edredons e afins bati na máquina e pronto depois passei tudo pelo avesso e normal.
    Fiz isso depois do chá de bebe com 7 meses, mas eu não acho que vc esta adiantada de mais não, afinal hora ou outra vc terá que lavar mesmo..Uma saída para que tudo fique cheirosinho e não pegue poeira é colocar em saquinhos, pode ser cada conjunto num saquinho ou qtas peças couber, e fechar com aquelas fitas de fralda, eu guardei tudo em conjunto (roupa, meia) e quando tirei depois dela nascer estava tudo cheirosinho (não tanto pois o sabão de coco não deixa cheiro) mas tava macio e limpinho.
    Quanto ao amaciante não há necessidade, pois ao passar o ferro vc já amacia a roupinha.
    Concordo com vc, devemos ser precavida!
    bjoo e ótima semana

    ResponderExcluir
  15. Nem me fale ainda nao fiz nada disso. mas valeu a lembrança! rs Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Todas essas questões tbm me deixam aflita. E só estou com 4 meses kkkkkk.
    Muitas deram opnião.Espero q vc post logo o q tirou de cada uma das opniões pra q maes como eu não fiquem mais perdidas kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  17. Ju, peguei este texto do site http://guiadobebe.uol.com.br/moda_infantil/lavando_a_roupa_do_recemnascido.htm

    Cuidar da roupa dos recém-nascidos é trabalhoso, mas não tem como fugir. A primeira sugestão dos pediatras é lavar todas as roupinhas antes do bebê vesti-las, inclusive fraldas, toalhas e lençóis. Nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado.

    Isso porque mesmo as roupas novas podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido.

    É claro que nada grave irá acontecer se o bebê usar uma roupinha sem lavagem prévia. Mas podem aparecer algumas irritações ou alergias na pele, causando desconforto.

    A dica é que as mães, lá pelo sétimo mês de gravidez, comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Nessa fase, a gestante ainda tem disposição e já deve ficar com tudo preparado se o bebê chegar antes da hora.

    A metodologia de lavagem é simples. Dispense produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.

    Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, portanto não causa alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

    Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágüe para que não fiquem resquícios do produto no tecido.

    Como o processo de lavagem do recém-nascido é diferenciado, algumas mães preferem não juntar a roupa do recém-nascido com as do resto da família. Esse cuidado também ajuda a evitar que a sujeira da roupa dos adultos entre em contato com as peças do bebê.

    Como as crianças de sujam muito nos primeiros meses e têm que trocar de roupas algumas vezes por dia, provavelmente o volume de roupinhas para lavar será grande.

    Espero ter ajudado,

    bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Ju....

    Hoje lemndo seu post me vi com algumas duvidas que ainda irão surgir, aproveitarei e ficarei bem quietinha observando as respostas, pq tbm vou preciasr né....

    Se bem q vc está no sexto mês e eu na sexta semana...rs

    Passamos pra desejar linda semana!

    Bezinhos nossos

    Mamãe Deínha e Nenê ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga linda!!! Olha só... comecei a lavar as coisinhas do Léo com 6 meses... vai q ele viesse mais cedo né?? Levei com sabao de coco liquido e coloquei um minimo de amaciante de lanolina baby (esqueci a marca) pra dar um cheirinho discreto... nas gavetas não coloquei saches... morro de medo de alergia... kkkk....

    Não ficou um cheiro forte... mas de coisa limpinha até ele nascer sim...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  20. Menina eu tbm tinha tantas dúvidas, ficava neurotica com tudo... no fim vc vai ver que dá tudo certo.
    Enfim para te ajudar eu lavei todas as roupas com sabonete de clicerina até hj eu lavo mais uso amaciante pq clicerina ñ dá muito cheiro na roupa.. o amaciante que usei foi fofo concentrado cheirinho de bebê..ele é muito cheiroso e ñ deu alergia no Iago.. uso até hj numa boa..
    Enfim o Iago esta com 1 mês e já esta usando roupa M e em alguns casos G.. perdi todos os tip tops e as calças com pezinho nem coloco mais... eles perdem roupa muito fácil..fácil mesmo... no fim.. to cheia de roupa p doar.. hehehe...
    Ah eu ganhei sabonetes fofos do mickey e coloquei nas gavetas e guarda roupa ficou bem cheiroso as roupinhas.. vc pode usar sabonete.. da turma da mônica e etc..

    bjs.. eu to sempre por aqui só ñ consigo comentar.. hehe.. agora msmo o Iago ta chorando. hehe

    ResponderExcluir
  21. Querida,

    Acho que dá pra começar a lavar sim, já que ela tem bastante coisa! Eu mesma demorei pra fazer isso (comecei semana passada) e estou perdida porque além das coisas dela, tem as coisas de casa, as nossas roupas, enfim. Roupinhas de bebê dão muito mais trabalho. Demorei mais tempo pra passar um macacão de babadinhos dela do que uma camisa social do meu marido! rs Então, vá fazendo com calma, até porque no final da gravidez você ficará desconfortável e não aguentará muito tempo fazendo esforço.

    Bom, vou te responder às suas dúvidas pelo que ando fazendo:

    - Estou lavando tudo na mão e apenas centrifugando na máquina. Como lavo tudo na máquina, inclusive as roupas da Meg, sempre que vou usá-la para coisas do bebê, desinfeto-a conforme o Manual de Instruções (com 1 ciclo de lavagem apenas com água e cloro).

    - Não estou usando amaciante, porque li que pode dar alergia em alguns bebês (mesmo os que são para bebês), então, achei melhor evitar.

    - Estou usando o OLA BEBÊ. Um sabão de côco líquido, super cheirosinho e testado dermatologicamente. Comprei o Mon Bijou de côco e não gostei - ele não dissolve direito na água e a roupa fica completamente sem cheiro!

    - Estou passando do avesso e direito pra ter certeza que as bactérias estão todas mortas (eu sou neurótica! hahaha) e guardando direto nas gavetas (que limpamos com um pano umedecido em sabão neutro e enxaguamos com pano limpo após).

    - As roupinhas que vão para a maternidade irei separar por dia a serem usadas. Existe uma espécie de "separador" pra isso que você encontra na loja de bebês. Lá você já monta o "kit-dia" com roupinha, luva, meia etc, pra evitar que manuseiem todas as roupas sempre que quiserem pegar apenas uma. Mas eu simplifiquei comprando saquinhos de roupas e lá e colocarei uma a uma. Ainda não montei a mala porque faltam algumas roupinhas que ainda tenho que passar. Mas preciso fazer logo isso porque já entrei no 8º mês! Acho que não há problema algum em você adiantar essa parte, já que a mala fica fechada com tudo limpinho dentro!

    - Também pensei em usar sachê nas gavetas, mas... dizem que também pode dar alergia. Não sei se até lá as roupinhas estarão cheirosas. Mas talvez seja melhor. Estimular o olfato de um recém-nascido pode deixá-lo hiperestimulado e ele fica irritado. Fora que a fraldinha descartável já deixa o bebê inteiro com um super perfume, né? rs

    - Tudo o que for entrar em contato com a pele do bebê, deve ser lavado. Isso inclui mantas, cobertores, edredon, fraldas, paninhos e o kit berço (apenas as capas) - importante também lavar cortinas e mosquiteiro, se você for usar. Apenas não lavei os tênis. O resto foi (e ainda está indo) tudo pra água! ;)

    Bom, acho que é isso!

    'Bora deixar tudo prontinho pras nossas princesas!

    Um beijo pras duas!

    ResponderExcluir
  22. EU NAO LAVEI NADA AINDA ESTOU COM OITO MESES E UMA SEMANA MAIS AGORA E QUE ESTOU PINTANDO O QUARTO DA NENE A ELLIS THAISA..... MAIS JA VOU COMECAR A MIM ORGANIZAR AFINAL ELA PODE CHEGAR A QUALQUER HORA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼