16 de agosto de 2010

12 semaninhas

16/08/2010



O bebê

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.
O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.
O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem
O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.
Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou.
_____________________

A mamãe

Minha barriga já está bem durinha, e os enjôos são puro glamour, o olfato mega apurado, se alguém está fazendo pure de batata à cinco kilômetros pode ter certeza que eu sinto o cheiro e ainda fico com água na boca, não pensei que pudesse ter o olfato tão apurado assim.
Meus enjôos não diminuíram ainda e minha disposição pra dormir continua a mil, durmo a qualquer hora em qualquer lugar, pra dormir não tem tempo feio.
Embora no corpo de uma mulher grávida haja mais sangue circulante estou mais frienta, sinto um frio além do normal.
Vamos muito bem, e amanhã na consulta não posso esquecer de perguntar pra médica se posso tomar calcigenol – o povo tem me apavorado com histórias horríveis de pessoas que ficam com os dentes e unhas enfraquecidos na gravidez, e eu moooooorro de medo de estragar meu sorriso lindo e certinho.

E hoje, termino por aqui ‼
.

4 comentários:

  1. O começo da gravidez é uma delicia... tudo é novidade vc vai se emocionar com tudo, vai ficar triste, alegre, brava, vai chorar vai rir tudo ao mesmo tempo...mais é muito bom...curta bastante..

    ResponderExcluir
  2. Ish não me fale em sono... ando dormindo pelos cantos kkk. bjs

    ResponderExcluir
  3. Na gravidez da Bia dormia em qualquer lugar, já na do Leo não pude me dar ao luxo porque ela não me deixava nem encostar. É uma delícia sentir a barriga durinha e quanto aos enjoos eu não tive quase nada, fui uma sortuda! Ao invés de frio, sentia muuuuito calor precisava até ligar ar condicionado em dias fresquinhos. Brincava até que estava na menopausa não grávida! Não senti nem dentes nem unhas enfraquecidos, na boca uma gengivite meio chatinha que com uma pasta cariax resolve (mas vale apena ir ver um dentista) e as unhas estavam mais lindas que nunca! Espero que já esteja melhor da rinite. Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Ai... não vejo a hora de estar passando por tudo isso tb!!

    bjsss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼