17 de janeiro de 2013

O caso da médica obstetra


Daí que ontem eu tive consultinha do pré natal, estou fazendo acompanhamento com a mesa médica que cuidou de mim na gestação da Mimi, levei meus exames, ultrassom, ela tirou minhas medidas, fez continhas, ouvimos o coração do baby e fomos conversar.

Até agora fiz duas ultras, e as duas apontaram como data provavél do parto o dia 24 de maio de 2013 - que é quando completo 40 semanas - o baby está bem, coraçãozinho batendo forte e acelerado como é pra ser.

Conversa vai, conversa vem, ela disse que meu filhote é pro fim de abril começo de maio.

Mácomo assim?

Sim, ela disse que fazendo as contas baseada na data da minha última menstruação (17/07) podemos tirar o bebê do forninho no final de abril e começo de maio, mais tardar dia 10 de maio.

Perâ ae, se segundo a ultra ele completa 40 semanas dia 24 de maio, pq raios eu vou tirar antes disso?

Fiquei tão chocada que nem questionei nada, olhei pro marido, que também não entendeu lhufas e continuamos a consulta, mas depois disso fiquei aérea e nem prestei atenção em mais nada do que ela me disse, fiquei viajando na batatinha e só acordei do transe quando ela disse que meu retorno seria dia 20/02, e que na próxima consulta ela prediria outra ultra e mais exames.

Confesso que isso de tirar o bebê antes do tempo me incomodou muito, não sou defensora de parto nenhum, tanto é que fiz cesarea eletivíssima da Mimi, mas esperei dar 40 semanas nas minhas contas, pq nas contas da médica já eram 41 semanas, e não me sinto culpada por isso, pelo contrário.

Penso muito na possibilidade dum parto natural, quem conhece a Mimi de perto sabe que a baixinha tem tanta energia que parece ter duas pilhas alcalinas duracell grudadas em algum lugar no corpo, ela não para, é o dia inteiro pulando, brincando, fazendo arte, se enfiando nos lugares mais inesperados, pendurada em lugares que eu jamais vi a remota possibilidade de perigo, enfim, ela tem muita energia, e sério, sou mole, não sei como seria ter que cuidar da casa, de um bebê recém nascido, dar conta dela, e ainda ter que me preocupar com recuperação cirúrgica, parto normal é penoso na hora, mas depois que passou, passou e pronto.

Terei a ajuda do Pablo no período da licença dele, meus pais já se prontificaram a ficar com a Mimi pra eu dar atenção pro bebê, minha mãe ficará comigo, mas eu não posso e nem quero ficar escorada nos outros, sou daquelas que pensam que quem pariu que embale, detesto jogar minhas responsabilidades em terceiros, não gosto de incomodar, a verdade é essa.

Por isso tudo penso no parto natural, a recuperação é rápida, faz bem pra saúde do bebê, enfim, é bem benéfico, tenso é ficar sentindo dor, mas né ... entrou tem que sair, haha.

A dita dra disse que eu posso ter um parto natural sim, desde que não seja induzido, pq embora eu seja saudável e nova, e a cicatriz cirúrgica uterina já esteja cicatrizada, a ocitocina faz o útero se contrair demais, e em mulheres com cesárea anterior é arriscado ter hemorragia e complicações, portanto, tenho que entrar em trabalho de parto naturalmente.

Aliás, pra acompanhar o trabalho de parto ou pra que seja ela a fazer minha cesárea  ela cobra aquela disgramada "taxinha" que foi regulamentada pelo conselho de medicina, sério, eu já nem tenho com o que me preocupar, e ainda tem mais essa, acho a taxa abusiva sim, se tenho um convênio que cobre tudo sem taxa adicional é pq não quero me preocupar em pagar nada, só usar, se o médico não está de acordo com o que  convênio repassa a ele, que resolva isso com o convênio e não saía cobrando isso dos pacientes, me nego a pagar, me nego mesmo, acho abuso, e a taxa não é baixa não, o pagamento é a vista no ato da internação e um dinheirinho que dá pra eu comprar muita roupinha pro filhote, se for pra eu fazer pré natal com um médico, e na hora do parto não tiver dinheiro pra taxa nenhuma vou cair na mão de um plantonista, e pra mim isso é a mesma coisa que fazer acompanhamento pelo SUS.

Aí hoje juntei a frustração de ter ouvido da médica que podemos tirar o bebê no final de abril, mais a insatisfação da taxa e liguei no convênio, perguntei se tem algum obstetra que não cobre a taxa e que possa fazer meu acompanhamento, já tenho consulta marcada pra semana que vem e quero conversar sério com ele, pq agora tô com essa de parto natural na cabeça, haha.

Veremos no que vai dar, e se eu gostar do médico, e ele me apoiar na idéia de um parto natural (pq eu quero entrar em trabalho de parto sozinha, dilatar o máximo em casa e ir pro hospital só quando a coisa apertar de verdade) nunca mais volto no consultório da médica em questão.

Agora é esperar sexta feira que vem e ver no que vai dar.

Beijos


2 comentários:

  1. Ju, vc acha q poderia entrar em contato com alguma doula? Ou fazer uams aulas de yoga pra gestantes? Te falo isso pq meu parto foi normal, mas eu tive que ser induzida (quase 42 semanas e a Clarice nao dava nem sinal). A partir do momento que me colocaram na ocitocina ate ela nascer foram exatas 8 horas (o que os medicos nao acreditaram, eles acharam que ela ia demorar uns 2 dias pra nascer!) e eu nao tomei anestesia por opcao (queria ver quale que era). E a yoga que fiz durante a gravidez me ajudou MUITO em aguentar um trabalho de parto sem anestesia. Outra coisa que ajudou bastante eh que meu obstetra nao eh cesarista (aleluia), entao ele sempre deixou muito claro que cesaria so aconteceria se fosse de emergencia. Mas, como nem tudo sao flores e eu deveria ter me preparado melhor, eu tive laceracoes grandes (segundo grau). Demorou uns 3 meses pra cicatrizar bem, hoje nem sinto mais. Eu sei que se eu tivesse feito mais exercicios de Kegel ou tivesse contratado uma doula pra me ajudar na hora de empurrar, eu talvez nao tivesse tido essas laceracoes (eu nao lembro direito de nada quando estava empurrando, fiz o que meu corpo mandava... mas acho que podia ter sido um pouco mais ritmado, nao sei. Acho que forcei a barra!) So tou te falando isso pq como vc qr se recuperar rapidinho, talvez seja uma opcao bacana pra se armar de informacao e pessoas boas ao seu lado! :)
    E esses medicos que querem "tirar" o bebe antes do tempo, QUAL EH O PROBLEMA DELES????

    Beijos em vcs!

    ResponderExcluir
  2. Admiro sua coragem!!!
    Eu fiz cesárea eletiva tbm... E nunca cogitaria um PN!!!
    Sou mole demais. rsrs
    Tenha um ótimo findi!
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼