3 de dezembro de 2010

Patrimônio público?

Daí que grávida que não gosta de muito contato passa mais bocados durante a gravidez.
Quando me descobri grávida vi que há um universo paralelo pra nós que estamos nessa condição de graça – pq pelo menos eu estou em graça por poder carregar algo tão precioso dentro de mim.
As pessoas querem saber como estamos, com está o bebê, fazem perguntas, se mostram interessadas e carinhosas ... enfim, elas se aproximam mais - algumas com bons interesses, outras não ...
Aíi a barriga cresce e o bebê começa a chutar e o expectador de fora se sente no direito de por a mão na barriga.
A barriga parece estátua do Buda, todo mundo quer passar a mão e fazer um pedido, agradecer uma graça alcançada ... melhor ainda, fica parecendo lâmpada mágica, o povo quer passar a mão, assim o gênio aparece e dá pra fazer três pedidos.
Brincadeiras à parte, mas acho que toda grávida passa por isso, chega a ser engraçado, pq algumas pessoas já chegam tocando a barriga, conversando com ela sem antes falar ao menos “oi” pra nós mamães.
Confesso que sou uma pessoa reservada, odeio fazer cara de paisagem pra quem não conheço,e ultimamente ando sem paciência pra fazer social com quem tolero (serão os hormônios?), logo, não é todo mundo que eu deixo colocar a mão na barriga não.
Não me sinto melhor que ninguém, de jeito nenhum, mas não gosto que pessoas que me conhecem de “oi e tchau” cheguem metendo o mãozão na pancinha!
Meu marido, meus pais, minha irmã, alguns familiares, amigos ... tem toda liberdade pra passar a mão na barriga, não fico constrangida, pelo contrário, são pessoas que amo, que amam Yasmin desde sempre, e que já demonstram o carinho que tem por ela mesmo antes de conhecê-la.
Mas acho constrangedor quando pessoas que não tenho a menor intimidade de toque vem passar a mão na barriga, pode parecer mau educado da minha parte, mas eu falo “ihhh, a Yasmin está dormindo!” e recuo.
Algumas entendem, outras querem futucar pra ver se ela acorda (bom senso zero né?), outras ficam olhando ...
As vezes fico me sentindo má, penso “poxa vida, a pessoa só quer se aproximar...”, até pq a gravidez é um momento que costuma trazer as pessoas pra perto de nós, mas eu simplesmente não consigo.
Entendo a boa vontade alheia, a curiosidade das pessoas, mas só deixo tocar na minha barriga quem eu gosto, não sou chegada nessa passassão de mão,mas acho legal quando elogiam, quando olham com ternura, e se a pessoa olha com muita ternura, muito carinho, acabo deixando passar a mão, mas não me sinto a vontade com isso.

Só eu que sou doida assim, que não gosto de muito contato físico, que tô passando por isso, ou é normal mesmo e os “non senses” da vida existem aos montes espalhados próximos a todas as grávidas querendo tocar nossas barrigas como se fossemos lâmpadas mágicas com gênios dentro ?

Bom fim de semana à todas vocês que passam por aqui

Com amour

Mommy Juu – a grávida anti-social !

.

6 comentários:

  1. Hum, isso é uma coisa realmente às vezes chata. Mas eu nunca reclamei não. Acho mais chato ainda ter q fazer isso.
    O fato é que tem algumas pessoas que exageram mesmo. Eu detestava quando uma mulher ficava la alisando... ixi... Mas ela até parou. Dia desses eu estava entrando no banco e apareceu uma senhora desconhecida e passou a mão. kkkkkkkkkkkkk

    Agora q a barriga está grande, não me importo muito, mas quando ainda nem aparecia, eu n gostava q passassem a mão não.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eh realmente, toda a gravida passa por isso.
    Pra falar a verdade, ate agora nao me imcomodo com isso. Quando alguem passa mao na minha barriga geralmente elas fazem com tanto carinho que eu acho mt fofo.
    Talvez me incomodaria se fosse alguem que mal conhessece, mas ate agora isso nao aconteceu.
    Eu amo saber que o filhote ja eh tao amado! Hehe
    Bejus linda ;**

    ResponderExcluir
  3. Pois é, todo mundo quer passar a mão mas... Olha, você pode até usar isso como desculpa pra manter o povo longe da sua barrigola, ontem mesmo estava falando com a minha irmã que é fisioterapeuta e faz drenagem pra grávidas e tals, e ela falou sobre isso de todo mundo ficar querendo passar a mão na barriga da gente. NÃO PODE!!! Ela explicou o seguinte:
    - sabe quando a gente passa a mão no próprio pé ou no próprio pescoço ou onde quer que seja, mas se outra pessoa passa a gente sente cócegas? Então, funciona mais ou menos do mesmo jeito, só que a consequência no caso são pequenas e imperceptíveis ou grandes e escandalosas e perigosas contrações... É isso mesmo, é por isso que na drenagem linfática de grávidas a barriga é área proibidíssima.

    A minha prima, e mãe da minha afilhada, no final da gravidez dizia pra todo mundo que a barriga estava doendo/ardendo, como quem pega muito sol, sabe? Aí dava uns berros quando alguém tentava passar a mão e pronto, hehehe. Se doía ou não até hoje eu não sei, mas que funcionava funcionava, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga... assunto complicado... isso acontece, é fato!! Tem pessoas sem noção sim... mas como negar?? Eu nunca consegui dizer não... acho mais chato negar do que a pessoa que veio passar a mão sem autorização... rs... Eu deixo... fazer o que... Faz parte... e na grande maioria das vezes são pessoas que vem com toda simplicidade e olhos brilhando ao ver o barrigão... rsrs...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, pelo que me conheço, tenho certeza de que essa coisa do povo vir botando a mão na barriga, na maior intimidade, vai me irritar demais.
    Vou aderir ao "Neném tá dormindo"!
    Gosto dessas intimidades não!

    Beijos nas duas lindas!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei essa fase!
    Adorei seu blog...te conheci no blog da Roberta.
    to te seguindo...me segue tb!
    http://vidaazulerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui‼